Sob o “melhor interesse”! O “homoafetivo” e a criança nos processos de adoção
DOI:
https://doi.org/10.1590/%25xResumen
O presente trabalho versa sobre o lugar da sexualidade quando um requerente à
adoção é identificado como “homoafetivo” e quais diferenças emergem entre ser “homoafetivo
gay” e “homoafetivo lésbica”. O objeto de análise são processos e habilitações de adoção
“homoafetiva” conjunta, pleiteados no município do Rio de Janeiro. Na análise, intentou-se
apreender a forma em que a homossexualidade tem sido compreendida quando há uma
relação com a família e a parentalidade. Considerando as estruturas sociais, ao interpretar os
processos, foram levadas em conta questões como: De que forma integrantes das Varas da
Infância, da Juventude e do Idoso pensam a adoção e homossexualidade? Que noções de
família e sexualidades produzem ao conduzirem os processos? De que forma o princípio do
“melhor interesse da criança” tem sido interpretado quando os requerentes são “homoafetivos”?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista Estudos Feministas está bajo licencia de la Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite compartir el trabajo con los debidos créditos de autoría y publicación inicial en este periódico.
La licencia permite:
Compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y/o adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial.
El licenciante no puede revocar estos derechos siempre que se cumplan los términos de la licencia. Los términos son los siguientes:
Atribución - se debe otorgar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Esto se puede hacer de varias formas sin embargo sin implicar que el licenciador (o el licenciante) haya aprobado dicho uso.
Sin restricciones adicionales - no se puede aplicar términos legales o medidas de naturaleza tecnológica que restrinjan legalmente a otros de hacer algo que la licencia permita.