Professoras trans brasileiras em seu processo de escolarização

Autores

  • Neil Franco Universidade Federal do Mato Grosso
  • Graça Aparecida Cicillini Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Este artigo contextualiza os caminhos percorridos e os obstáculos enfrentados por professoras trans brasileiras durante seu processo de escolarização e inserção na docência. Seus relatos, analisados à luz das teorias pós-críticas, sobretudo a teoria queer, elucidaram suas vidas escolares emaranhadas por processos de resistências e enfrentamentos constantes desde a educação básica, passando pela educação superior e mantendo-se na atuação docente. Nesse sentido, o discurso dessas professoras possibilitou a emersão de “sinais de fissuras na heteronormatividade”, confirmando que, apesar de seu papel hegemônico como reprodutora e mantenedora das normas de gênero e de sexualidades, a escola é num dos espaços possíveis para a efetivação do direito de constituir-se como humano.

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Publicado

2015-05-26

Como Citar

Franco, N., & Cicillini, G. A. (2015). Professoras trans brasileiras em seu processo de escolarização. Revista Estudos Feministas, 23(2), 325–346. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos