A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta

Autores/as

  • Natália Salomé de Souza UFMT
  • Vinícius Carvalho Pereira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumen

Na busca de uma escrita que falasse do corpo feminino pela própria mulher, encontramos a lírica de Maria Teresa Horta. Em seus poemas, a eu-lírica dá voz a um corpo feminino, de forma a desamarrá-lo do jugo patriarcal. Há, portanto, uma voz e escrita femininas que partem de uma imanência corporal manifestada, a princípio, na fala – no conceito de falar (como) mulher de Luce Irigaray – para então se concretizar na escrita – escrita feminina de Hélène Cixous. O percurso teórico aqui empreendido para análise literária dessa escrita é embasado no feminismo da diferença. Para Hélene Cixous e Luce Irigaray, teóricas do feminismo da diferença, com o empoderamento de sua linguagem, a mulher subverte o falogocentrismo, empoderando-se de si e fomentando uma nova possibilidade de articulação da mulher na arte e na cultura. Sob tal perspectiva, a poesia de Horta se torna libertária, na medida em que diz de um corpo que se escreve.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Salomé de Souza, UFMT

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato grosso. Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato grosso. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciado em Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso e credenciado como docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFMT. Atua principalmente nas seguintes áreas: Línguas Estrangeiras Modernas; Literatura Moderna e Contemporânea; Literatura, Mídia e Tecnologia; Semiologia; e Tecnologias Digitais na Educação. Atualmente, é coordenador pedagógico de inglês do programa Idioma sem Fronteiras na UFMT.

Publicado

2018-08-13

Cómo citar

Souza, N. S. de, & Pereira, V. C. (2018). A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta. Revista Estudos Feministas, 26(2). https://doi.org/10.1590/%x

Número

Sección

Artículos