O discurso cristão sobre a “ideologia de gênero”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumen

Este artigo realiza uma genealogia do discurso cristão sobre a “ideologia de gênero” que se difundiu em nossa sociedade nos últimos anos e tem pautado uma série de projetos de leis em tramitação nas diferentes instâncias do poder legislativo brasileiro. Neste sentido, revela-se que a formulação deste discurso por intelectuais católicas/os começou nos anos 90, como uma reação às iniciativas das feministas que conseguiram inserir a categoria gênero nos documentos das conferências sociais da ONU. Nas sessões seguintes, é analisada a disseminação deste discurso cristão na esfera política e na sociedade civil por parte de atores católicos e evangélicos que rejeitam a adoção da categoria de gênero nas políticas públicas. Nas considerações finais, são indicados os desafios a serem enfrentados pelos movimentos feministas e LGBTT nos próximos anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Dores Campos Machado, UFRJ

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1989) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1994). Realizou Pós-doutorado na PUC/SP entre 08/2011 e 07/2012, bem como no Instituto de Desarrollo Económico y Social de Buenos Aires em 2005. Atualmente é Professora Associada Nível 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1c do CNPq. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: pentecostalismo, evangélicos, sociedade, política e gênero.

Publicado

2018-08-13

Cómo citar

Machado, M. das D. C. (2018). O discurso cristão sobre a “ideologia de gênero”. Revista Estudos Feministas, 26(2). https://doi.org/10.1590/%x

Número

Sección

Artículos