Literatura negra, feminismo negro e tradução: uma entrevista com Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Entrevista realizada dia 02 de agosto de 2017 na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis durante o 13° Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica F. Oliveira de Jesus, UFSC

Mestra em Estudos da Tradução pela UFSC, autora da dissertação “May Ayim e a Tradução de Poesia Afrodiaspórica de Língua Alemã” (2018). Possui graduação em Letras (Português/ Alemão) pela USP. É tradutora de intelectuais negras como Grada Kilomba, June Jordan, May Ayim, Tanya Saunders, entre outras. Integrante do grupo de pesquisas Traduzindo no Atlântico Negro (UFBA), coordenado pela Profa. Dra. Denise Carrascosa.

Fabrício Henrique Meneghelli Cassilhas, UFSC

Também conhecida como Feibriss ou Fabris, é uma bicha preta transviada Mestra e Doutoranda em Estudos da Tradução pela UFSC. Possui graduação em Tradução e em Letras Inglês pela UFOP. Performa no Sarau Vozes Negras e no projeto de contação de histórias Contra a Hipocrisia Colonial promovendo a circulação de literatura e arte negra. Integrante dos grupos de pesquisa neTrans (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidade, Transgeneridades e Transexualidades / UFSC) e do Núcleo Literatural (Núcleo de Literatura Brasileira Atual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade/ UFSC).

Silvana Martins Dos Santos, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, estuda áreas relacionadas ao Feminismo Negro, à Literatura afro brasileira e africana. Possui graduação em Letras Português – Francês (2011) pela Universidade Estadual de Londrina. Escritora. Possui poemas e contos publicados nos “Cadernos Negros” nas edições de número 35, 36, 38, 39 e 40, entre outras publicações. Ministra cursos e oficinas sobre literatura afro-brasileira e escrita literária. Realiza o Sarau Vozes Negras, uma performance literária que tem como foco promover a literatura negra. É professora da rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Oliveira de Jesus, J. F., Cassilhas, F. H. M., & Dos Santos, S. M. (2018). Literatura negra, feminismo negro e tradução: uma entrevista com Conceição Evaristo. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Ponto de Vista