Edital para a recepção de propostas de Dossiês e Seções Temáticas para publicação na Revista Estudos Feministas (REF) - 2023 e 2024

2022-04-20

Edital para a recepção de propostas de Dossiês e Seções Temáticas para publicação na Revista Estudos Feministas (REF) - 2023 e 2024

 

A Revista Estudos Feministas tem publicado anualmente propostas de Dossiês e Seções Temáticas apresentadas por pesquisadoras e pesquisadores do campo dos estudos feministas, de gênero e sexualidades. Em 2022, as organizadoras que desejarem submeter um Dossiê ou Seção Temática para publicação em 2023 e 2024, devem enviar a proposta para a Secretaria da REF.

A REF publicará anualmente um Dossiê e uma Seção Temática, podendo ampliar as possibilidades de publicação, caso julgar conveniente.

O que são Dossiê e Seção Temática?

Dossiês e Seções Temáticas se referem à publicação de textos voltados a problemáticas contemporâneas específicas que contribuem para a ampliação da produção acadêmica, avaliada por pares, bem como possibilitar a identificação de quem pesquisa sobre a temática e como pesquisa.

O Dossiê foi projetado, desde a criação da Revista, para fazer a ponte entre a produção acadêmica e os movimentos sociais. Reúne uma série de contribuições sobre um determinado tema considerado de relevância para o escopo da Revista, com o interesse no diálogo entre a produção acadêmica e a militância política feminista e de gênero. Os textos se constituem em um conjunto de trabalhos sobre tema associado a movimentos político-sociais, dentro ou fora da academia, selecionados e organizados pelas propositoras do dossiê, para publicação agendada com a Coordenação Editorial da Revista.

A Seção Temática resulta de proposta de organizadora(s), externa(s) ou não ao grupo de editoras, para chamar a produção de artigos acadêmicos sobre tema de interesse do campo de estudos feministas e de gênero, selecionados e organizados pelas propositoras da seção, para publicação agendada com a Coordenação Editorial da Revista

Tanto Dossiê quanto Seção Temática resultam de propostas compostas de 5 a 8 artigos originais e inéditos, precedidos por uma apresentação escrita pelas organizadoras, constante de análise que dialoga com as pesquisas atuais ou históricas do campo e permite uma visão geral dos artigos aceitos para publicação.

No caso de Dossiê, os trabalhos podem incluir, além de artigos e ensaios, outros gêneros textuais, como depoimentos, descrições, propostas, manifestos, devido a seu cunho mais voltado a organizações militantes.

Entrevistas não serão aceitas para publicação em Dossiês e Seções Temáticas, pois são publicadas na seção Ponto de Vista da REF.

Preparando a proposta

Segundo sua tradição, a REF publica textos cuja autoria expressa as diversidades de gênero, bem como geracionais, de raça, étnicas, de classe social, nacionalidade, etc. O uso do feminino genérico nesse Edital apenas reflete a importância do debate sobre a situação das mulheres, bem como seu protagonismo na autoria, expansão e consolidação da Revista Estudos Feministas.

As propostas de Dossiê e de Seção Temática devem conter as seguintes informações:

  • Título curto e sintético, em português ou espanhol e em inglês;
  • Nomes completos das organizadoras e suas afiliações institucionais (duas ou três pesquisadoras doutoras);
  • Breve apresentação da proposta e da justificativa, em português, espanhol ou inglês, ressaltando a importância e contribuição do Dossiê ou Seção Temática para o campo dos estudos feministas e de gênero;
  • Proposta de Índice - lista com o título dos possíveis artigos, de 5 a 8, e nome de autoras e autores convidados, com suas afiliações institucionais.
  • Resumo dos artigos que compõem o Dossiê ou Seção Temática, com as minibiografias de autoras e autores.
  • Todos os artigos devem apresentar uma coerência com o tema do Dossiê ou Seção Temática, considerando o escopo da Revista, originalidade na abordagem do tema, rigor argumentativo e consistência teórico metodológica.
  • Artigos inéditos e originais podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. As organizadoras, autores e autoras são incentivadas a buscar meios para traduzir para o inglês os artigos em português e espanhol.
  • A Revista Estudos Feministas incentiva fortemente a diversidade de gênero, de raça/etnia e de regiões do país, entre suas colaboradoras e colaboradores.

Prazos

Será considerado o conjunto de propostas apresentadas até o prazo estabelecido. A seleção das propostas será realizada pela Editoria de Dossiê e Seção Temática da REF, tendo em vista a originalidade do tema e sua pertinência para as discussões relacionadas aos movimentos sociais e aos estudos feministas e de gênero.

As organizadoras de propostas aprovadas receberão orientações sobre a publicação do Dossiê ou Seção Temática.

As propostas para publicação em 2023 e 2024 deverão ser enviadas até o dia 10 de setembro de 2022, pelo e-mail ref@cfh.ufsc.br, com a definição do assunto: Proposta de Seção Temática, ou Proposta de Dossiê.

As propostas aprovadas para publicação em 2023 deverão submeter a Seção Temática ou Dossiê completo até 10 de fevereiro de 2023.

As propostas aprovadas para publicação em 2024, deverão submeter a Seção Temática ou Dossiê completo até 01 de setembro de 2023.

Responsabilidades das organizadoras

As organizadoras são responsáveis por redigir a proposta apresentada à REF. Também são responsáveis por convidar ou selecionar autores e autoras, orientá-las na submissão dos artigos no sistema da Revista, realizar o primeiro parecer e, em seguida enviar cada artigo para a avaliação de uma parecerista ad hoc. Ao final, as organizadoras devem escrever a apresentação do Dossiê ou Seção Temática e não receberão qualquer compensação monetária pelo trabalho associado à publicação de Dossiê e Seção Temática na REF.

É de responsabilidade de organizadoras entregar os artigos selecionados à Revista dentro do cronograma acordado. As organizadoras devem garantir que autoras e autores cumpram os prazos de envio e de revisão dos manuscritos, medida importante para evitar atrasos causados por submissões tardias ou redução do tamanho do Dossiê ou Seção Temática devido à falta de artigos. Todo o processo, desde a data de recebimento dos artigos até a data de aceitação do último manuscrito pelas Editoras de Dossiê e Seção Temática, não deve levar mais do que dois meses.

Avaliação dos artigos

Os artigos incluídos nas propostas apresentadas à REF receberão, além dos pareceres de suas organizadoras e de parecerista ad hoc solicitadas pelas organizadoras, a avaliação das Editoras de Dossiê e Seção Temática, que terão a responsabilidade de decidir sobre a aceitação (ou não) das submissões, seja pré ou pós-revisão, bem como de comunicar as decisões editoriais a autoras e autores. Cabe às Editoras de Dossiê e Seção Temática o direito de rejeitar qualquer manuscrito, mesmo de autoras convidadas, que esteja abaixo dos padrões editoriais da Revista Estudos Feministas.

A leitura de Seções Temáticas e Dossiês publicados em números anteriores da REF permite o entendimento prático das orientações constantes neste Edital.