“E a Bela dançou...”: subvertendo o belo feminino dos contos de fadas

Autores

  • Maria Cristina Martins Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem,
de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao
relerem a versão canônica do conto “A Bela e a Fera”, de Madame Jeanne-Marie Leprince de
Beaumont em “Uglyand The Beast” e em “The Tiger’s Bride”, respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).

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Publicado

2016-05-04

Como Citar

Martins, M. C. (2016). “E a Bela dançou.”: subvertendo o belo feminino dos contos de fadas. Revista Estudos Feministas, 24(1), 351–363. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Seção Temática: Almanaque de Representações