Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino

Autores

  • Luciana Gruppelli Luciana Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000200002

Resumo

Este trabalho trata das relações entre sexualidades, artes visuais e poder, levando em conta as teorizações de Michel Foucault, principalmente a respeito de conceitos como poder e discurso. Analiso como a sexualidade feminina é colocada em discurso através das imagens produzidas pela arte ocidental, a partir de um olhar masculino bastante particular. Ao afirmar que essas imagens produzem uma pedagogia do feminino, pretendo contribuir para a ampliação das análises realizadas no campo do ensino das artes visuais (e, conseqüentemente, para a formação docente na área), que nos últimos anos, através das tendências metodológicas e teóricas mais recentes, vêm destacando o papel das imagens na educação sem, contudo, dar a devida importância a conceitos como gênero, sexualidade e poder

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

Luciana, L. G. (2002). Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista Estudos Feministas, 10(2), 283. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000200002

Edição

Seção

Artigos