Estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol

Autores

  • Ramiro Zinder da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Narbal Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n1p151

Palavras-chave:

Suporte organizacional, Aprendizagem, Futebol, Psicologia dos esportes, Atletas

Resumo

O compartilhamento das aprendizagens individuais é um fenômeno que pode ser facilitado quando existe, na estrutura da organização, estratégias de suporte para esses processos. A mesma realidade é presente no clubes de futebol que deixaram de ser apenas locais recreativos para se tornarem empresas. Sendo assim, o objetivo desta análise teórica é caracterizar as estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual são revisados conceitos sobre as organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional para relacionar estes conceitos com as práticas de suporte organizacional oferecidas pelos clubes de futebol. Embora existam poucos estudos cujo objeto de estudo é o fenômeno da aprendizagem no contexto futebolístico, é possível concluir que os clubes possuem estratégias específicas para facilitar a aprendizagem, entretanto, este não é o único fator que contribui para alavancar tal fenômeno.

Biografia do Autor

Ramiro Zinder da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), especialização em Psicologia Clínica pela PUC-PR (2005) e mestrado em Lingüística pela UFSC (2007). Atualmente é doutorando em Psicologia pela UFSC, é professor da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e consultor organizacional.

Narbal Silva, UFSC

Professor. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSC

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos