Estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol

Autores/as

  • Ramiro Zinder da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Narbal Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n1p151

Resumen

O compartilhamento das aprendizagens individuais é um fenômeno que pode ser facilitado quando existe, na estrutura da organização, estratégias de suporte para esses processos. A mesma realidade é presente no clubes de futebol que deixaram de ser apenas locais recreativos para se tornarem empresas. Sendo assim, o objetivo desta análise teórica é caracterizar as estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual são revisados conceitos sobre as organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional para relacionar estes conceitos com as práticas de suporte organizacional oferecidas pelos clubes de futebol. Embora existam poucos estudos cujo objeto de estudo é o fenômeno da aprendizagem no contexto futebolístico, é possível concluir que os clubes possuem estratégias específicas para facilitar a aprendizagem, entretanto, este não é o único fator que contribui para alavancar tal fenômeno.

Biografía del autor/a

Ramiro Zinder da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), especialização em Psicologia Clínica pela PUC-PR (2005) e mestrado em Lingüística pela UFSC (2007). Atualmente é doutorando em Psicologia pela UFSC, é professor da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e consultor organizacional.

Narbal Silva, UFSC

Professor. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFSC

Publicado

2010-01-01

Número

Sección

Artigos