Estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2010v44n1p151Abstract
O compartilhamento das aprendizagens individuais é um fenômeno que pode ser facilitado quando existe, na estrutura da organização, estratégias de suporte para esses processos. A mesma realidade é presente no clubes de futebol que deixaram de ser apenas locais recreativos para se tornarem empresas. Sendo assim, o objetivo desta análise teórica é caracterizar as estratégias de suporte organizacional para processos de aprendizagem no contexto do futebol. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no qual são revisados conceitos sobre as organizações de aprendizagem e a aprendizagem organizacional para relacionar estes conceitos com as práticas de suporte organizacional oferecidas pelos clubes de futebol. Embora existam poucos estudos cujo objeto de estudo é o fenômeno da aprendizagem no contexto futebolístico, é possível concluir que os clubes possuem estratégias específicas para facilitar a aprendizagem, entretanto, este não é o único fator que contribui para alavancar tal fenômeno.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons