Alteridade, vida pública e educação: discussões a partir de Richard Sennet e Zygmunt Bauman

Autores

  • Giuliana Franco Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n1p144

Resumo

Neste artigo, estabelece-se uma relação entre a educação e as dificuldades de construção de formas civis de convivência entre pessoas estranhas umas às outras, no mundo contemporâneo. A pesquisa, teórica, baseia-se em textos de Richard Sennet e Zygmunt Bauman sobre a crise na vida pública. Os objetivos são responder, acrescentando reflexões próprias às suas obras: (1) Como se dá uma crise na vida pública entre os séculos XX e XXI? (2) Quais são suas consequências sociais? (3) Existem alternativas àquela crise, das quais a educação – em especial a educação formal, no ensino básico – possa participar? Como? Um olhar sobre a realidade mostra que a educação tende a se voltar a finalidades privadas, mas a escola pode ser também um dos instrumentos de fortalecimento da vida pública, por caminhos aqui discutidos.

Biografia do Autor

Giuliana Franco Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Professora de Sociologia no Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-11-16

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Artigos