Alteridade, vida pública e educação: discussões a partir de Richard Sennet e Zygmunt Bauman

Autores/as

  • Giuliana Franco Leal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n1p144

Resumen

Neste artigo, estabelece-se uma relação entre a educação e as dificuldades de construção de formas civis de convivência entre pessoas estranhas umas às outras, no mundo contemporâneo. A pesquisa, teórica, baseia-se em textos de Richard Sennet e Zygmunt Bauman sobre a crise na vida pública. Os objetivos são responder, acrescentando reflexões próprias às suas obras: (1) Como se dá uma crise na vida pública entre os séculos XX e XXI? (2) Quais são suas consequências sociais? (3) Existem alternativas àquela crise, das quais a educação – em especial a educação formal, no ensino básico – possa participar? Como? Um olhar sobre a realidade mostra que a educação tende a se voltar a finalidades privadas, mas a escola pode ser também um dos instrumentos de fortalecimento da vida pública, por caminhos aqui discutidos.

Biografía del autor/a

Giuliana Franco Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Professora de Sociologia no Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-11-16

Número

Sección

Artigos