A objetificação da mulher nas adaptações cinematográficas de Iracema
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e65743Resumo
Este estudo aborda a objetificação da mulher no cinema a partir dos filmes em Iracema, uma transa amazônica (1974) e Iracema, a virgem dos lábios de mel (1979). Valeu-se de pesquisa bibliográfica acerca da teoria do cinema e do contexto sociopolítico do Brasil nos anos de 1970 e trabalhou com análise fílmica a partir da teoria feminista do cinema. Os resultados apontaram que, mesmo tratando-se de dois filmes com propostas distintas, visto que um tem intenção política de denúncia social e o outro reflete uma adaptação fílmica do tipo canônico, ambos apresentam sinais do processo de objetificação da mulher na construção da protagonista, evidenciado por teóricas feministas nos anos de 1970 nos filmes clássicos hollywoodianos. Isto evidencia a preexistência de processos misóginos na produção do cinema contemporâneo. Concluímos que a teoria feminista do cinema segue como um referencial crítico relevante a análises e releituras fílmicas.Referências
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