As percepções da opinião pública sobre o IDEB

Autores

  • Helena Hinke Dobrochinski Cândido Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p130

Resumo

Este artigo visa interpretar a opinião pública a respeito do desempenho do Ideb. A justificativa do tema recai sobre as associações – “questionáveis” – entre o bom desempenho de escolas e municípios, segundo o Ideb, e fatores casuais ou subjetivos – não pedagógicos ou sociológicos. Esta pesquisa utilizou-se do estudo hemerográfico como metodologia de trabalho, com criação de um Banco de Dados através da sistematização das notícias que mencionam o Ideb, publicadas na Folha de São Paulo entre 2007 e 2013. As percepções da opinião pública sobre o desempenho do Ideb são representadas pelos relatos de gestores públicos, professores, diretores e alunos das escolas públicas, entre outros. Tanto bons como maus desempenhos do Ideb são associados principalmente aos professores pela opinião pública.

Biografia do Autor

Helena Hinke Dobrochinski Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora (UFPR), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), Doutoranda em Sociologia Política (UFSC).

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos