As percepções da opinião pública sobre o IDEB

Autores/as

  • Helena Hinke Dobrochinski Cândido Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p130

Resumen

Este artigo visa interpretar a opinião pública a respeito do desempenho do Ideb. A justificativa do tema recai sobre as associações – “questionáveis” – entre o bom desempenho de escolas e municípios, segundo o Ideb, e fatores casuais ou subjetivos – não pedagógicos ou sociológicos. Esta pesquisa utilizou-se do estudo hemerográfico como metodologia de trabalho, com criação de um Banco de Dados através da sistematização das notícias que mencionam o Ideb, publicadas na Folha de São Paulo entre 2007 e 2013. As percepções da opinião pública sobre o desempenho do Ideb são representadas pelos relatos de gestores públicos, professores, diretores e alunos das escolas públicas, entre outros. Tanto bons como maus desempenhos do Ideb são associados principalmente aos professores pela opinião pública.

Biografía del autor/a

Helena Hinke Dobrochinski Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

Administradora (UFPR), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), Doutoranda em Sociologia Política (UFSC).

Publicado

2016-07-31

Número

Sección

Artigos