Perspectivas de estudo da inteligência e criatividade a partir do pensamento múltiplo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e42855Resumo
Este trabalho debate as possibilidades de estudo da temática da inteligência e criatividade. Partindo de uma breve revisão das pesquisas desenvolvidas na área, percebe-se que há pouca concordância até mesmo sobre os conceitos envolvidos. Desta forma, com o objetivo de lançar um outro olhar sobre o assunto, é inserida a proposta da psicologia social, que procura entender os temas referidos no ambiente sócio-histórico-cultural em que aparecem e se desenvolvem. Da teoria das representações sociais de Moscovici são trazidos conceitos como de pensamento natural, polifasia cognitiva, objetivação, ancoragem e influência social a fim de compreender a formação de representações sociais e do pensar. O pensamento múltiplo se manifesta através de lógicas diferenciadas adequadas à diversidade de situações que são experienciadas, não rejeita o pensamento mágico, usado nas questões do dia-a-dia, ou o pensamento científico, necessário em ambientes acadêmicos, bem como abraça a inteligência e criatividade aplicadas ao fazer e saber plurais.Referências
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