O descobrimento do Brasil nos livros didáticos de história
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este trabalho visou caracterizar o conhecimento acerca do descobrimento do Brasil como socializado pelo ensino fundamental e médio da história, através de seleção e análise dos capítulos relativos a esse tema em nove manuais escolares brasileiros. A análise utilizou o software Alceste 4.5 em três corpus, compostos por textos dos períodos pré-descobrimento, descobrimento e pós-descobrimento. Foram identificadas cinco classes temáticas associadas ao prédescobrimento; quatro ao descobrimento; e seis ao pós-descobrimento. Observou-se a saliência das temáticas "questões comerciais portuguesa e européia" e "questão indígena, que determinaram cinco e quatro classes temáticas. Nove classes referiam-se a periodos e fatos históricos, cinco outras centravam-se nos sujeitos históricos explorados e uma classe nos exploradores. Os resultados indicam uma orientação comum aos autores, caracterizada por uma narrativa factual e uma descrição unidimensional dos processos históricos, por um posicionamento crítico a favor dos sujeitos explorados e pelo privilegiamento de uma visão econômico-comercial do descobrimento do Brasil.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons