De Origine Actibusque Getarum (552) / Sobre a Origem e Feitos dos Godos: tradução e comentários filológico-tradutórios da introdução geográfica

Autores

  • . Jordanes
  • Gustavo Sartin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4237.2012n11p330

Resumo

O presente texto consiste em uma tradução comentada da introdução geográfica da história dos godos de Jordanes. Escrita em meados do século VI no que se convencionou chamar de “latim tardio”, De origine actibusque Getarum apresenta diversas peculiaridades semânticas, ortográficas (resultantes de transformações fonéticas) e sintáticas próprias do período, representando um desafio para os leitores/tradutores com formação em latim clássico.

Biografia do Autor

. Jordanes

Jordanes - em latim Iordanis, foi um funcionário e historiador do Império Romano do Oriente, que viveu no século VI. Embora tenha escrito uma obra chamada Romana, sobre a história de Roma, sua obra de maior interesse é De origine actibusque Getarum (Sobre a origem e feitos dos Godos), ou Gética, escrito em latim (provavelmente a terceira língua de Jordanes), em Constantinopla, por volta de 551.

Gustavo Sartin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em História (área de concentração: História e Espaços) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É também bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se à área de História Antiga, sobretudo ao estudo das estruturas políticas da Grécia, da escravidão no mundo greco-romano e da dissolução do Império Romano do Ocidente.

Downloads

Publicado

2012-07-18

Edição

Seção

Outros Textos / Other Texts