Os clássicos em publicação

Autores

  • João Manuel Nunes Torrão Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Faz-se uma breve apresentação do Mestrado em Estudos Editoriais da Universidade de Aveiro e apresentam-se algumas situações problemáticas da publicação de textos bilingues e de edições críticas.

ABSTRACT

We briefly present the Masters in Publishing Studies of the University of Aveiro and present some problematic situations in the publication of bilingual texts and critical editions.

Keywords: MA in Publishing Studies; University of Aveiro; Bilingual texts; Critical editions.


Biografia do Autor

João Manuel Nunes Torrão, Universidade de Aveiro

Professor catedrático do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal). Em 1978 completou seu Bacharelato em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e no ano seguinte a licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas (Estudos Clássicos e Portugueses) pela mesma universidade. Completou o Mestrado em Literatura Novilatina em Portugal, também obtido em Coimbra, em 1984. Recebeu o doutorado em 1991, em Coimbra, com a tese "Dom Jerónimo Osório e o tratado de glória". Seus interesses de investigação incluem: Literatura Científica Portuguesa, Humanismo português no Renascimento, Terminologia de base greco-latina, A vida quotidiana em Roma, Literatura e Teatro Latinos, e Didática das Línguas Clássicas. Desde 1993 publicou dezenas de artigos assim como autor e organizou seis livros ou monografias.

Downloads

Publicado

2013-08-02

Edição

Seção

Dossiê: Em Torno dos Clássicos (Org. Mauri Furlan)