Dossiê: Fernando Pessoa em contexto digital
Dossiê: Fernando Pessoa em contexto digital
Entre outubro de 2023 e abril de 2024 teve lugar uma série de seminários on-line intitulados “Pessoa 3.0” (https://pessoa3ponto0.wordpress.com/). Os encontros abordaram tópicos que fogem dos tradicionalmente investigados nos estudos pessoanos, em contexto digital. Por exemplo, a representação dos textos do escritor em formato digital tem facilitado o acesso a um acervo diverso e ao mesmo tempo tem possibilitado ler a obra a partir de outros paradigmas interpretativos. A especificidade da obra de Pessoa levanta uma série de problemas técnicos, às vezes, dificilmente representáveis (diversidade, fragmentação, heteronímia), e, por sua vez, o conceito de arquivo e de digital podem ajudar a repensar a obra de Pessoa.
A tecnologia afeta a criação e a originalidade na arte e na literatura. A obra de Fernando Pessoa, no trânsito da modernidade à pós-modernidade, pode ser entendida mediante a assimilação leitora de um conjunto de obras e autores a partir dos quais o escritor nutriu seu processo criativo. Nos últimos anos temos visto como a inteligência artificial é capaz de gerar textos a partir de outros textos e imitando estilos. Assim, podemos nos perguntar como repensar a obra de Pessoa no contexto pós-humano e a partir da I.A. e em que medida os processos criativos modernistas antecipam a I.A. e a escrita por algoritmo?
Do mesmo modo, as redes sociais e o cinema têm recentemente popularizado o termo “multiverso”, entendido como múltiplas realidades paralelas em que diferentes possibilidades de escolha ocorrem simultaneamente. Na filosofia, a ideia de mundos possíveis, ou contrafácticos, remonta-se da lógica moderna ao Tractatus de Wittgenstein. Que implicações tem esse contexto na noção de realidade e verdade? A partir desse ponto, é possível estudar a obra pessoana enquanto múltiplas realidades paralelas. Poder-se-á equacionar a noção de criação a partir da combinação perante a multiplicidade de possibilidades de escolha?
Esses e outros tópicos, como performance, pós-verdade e literatura eletrónica, foram o ponto de partida para repensar a obra do escritor português e para pensar a contemporaneidade a partir do autor. A chamada para este dossiê recolhe essa iniciativa e convida à submissão de textos que se aproximem à obra de Fernando Pessoa desde a contemporaneidade ou de textos que explorem a contemporaneidade partindo da obra do escritor.
Veja alguns tópicos de interesse da chamada:
- Pessoa e os Arquivos Digitais;
- Pessoa e a Inteligência Artificial;
- Pessoa e Práticas Contemporâneas de Escrita;
- Pessoa e o Multiverso;
- Pessoa e a Pós-verdade;
- Pessoa e a Literatura Eletrônica.
Editor convidado
Diego Giménez (Centro de Literatura Portuguesa - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Submissões abertas até 15 de Agosto de 2024. Idiomas aceites: português, espanhol, inglês, catalão e francês.
Data de publicação da edição: Dezembro de 2024.
Dependendo do volume de submissões e da disponibilidade dos(as) pareceristas, o dossiê poderá ser dividido em duas partes, sendo a segunda publicada em Julho de 2025.