Da notícia ao card: um estudo de caso de retextualização e multimodalidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e104250

Palabras clave:

Retextualização, Multimodalidade, Ambiente digital, Card, Divulgação científica, Notícia

Resumen

Este artigo aborda o resultado de um estudo que investigou o processo de retextualização de uma notícia de conteúdo científico (produzida para o portal de uma universidade) para cards veiculados no perfil dessa mesma instituição no Instagram, levando-se em conta as transformações ocorridas nesse processo e a necessidade de conformação multimodal na transposição de um locus a outro. Embora a pesquisa tenha uma dimensão maior e inclua outras análises, para este artigo, foi feito um recorte que apresenta apenas o processo de retextualização. O corpus constituiu-se de uma notícia divulgada no Portal UFMG e uma série de cards que dela se derivaram. Os procedimentos de análise consistiram em 1) observar as condições de produção e as características genéricas da notícia; 2) observar as condições de produção, as características genéricas e os elementos multimodais dos cards e 3) identificar as diferenças na passagem da notícia para os cards, descrevendo o processo de retextualização na produção desses cards. A análise do corpus mostrou que a multimodalidade desempenha papel fundamental no processo de retextualização, pois possibilita a combinação e integração de diferentes modos de representação, ampliando as potencialidades comunicativas dos textos e enriquecendo sua expressividade. Mostrou também que, na retextualização da notícia para os cards, certas informações importantes do texto-base foram desconsideradas, o que pode ter prejudicado a compreensão do leitor. Esse resultado evidencia a importância de utilizar elementos multimodais na produção dos cards e de respeitar as características genéricas e as condições de produção originais dos textos de partida e chegada.

Biografía del autor/a

Josiane de Pádua Inácio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Revisora de textos no Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, com área de concentração em Linguística Aplicada - Linguagem e Tecnologia.

Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

É professora adjunta vinculada à área Linguística do Texto e do Discurso da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2018. Realizou pós-doutorado em 2024 na Université de Liège (Bélgica) e na Universidade Federal Fluminense. Tem doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche na Université Paris 8 (Paris-FR), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduação em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Coordena com a profa. Ana Cristina Fricke Matte o Grupo de Pesquisa Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, sendo uma de suas iniciativas a revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652), da qual é editora-chefe. Coordena também com a profa. Adriane Sartori o projeto de pesquisa e extensão "Entre Páginas: leitura para crianças em hospitais", que recebeu financiamento da Fapemig de 2021-2023. É membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFMG. Integra a comissão de semiótica da Abralin e da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e tecnologia, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Multiletramentos, Letramento acadêmico e Cultura Livre.

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Publicado

2025-09-03