Da notícia ao card: um estudo de caso de retextualização e multimodalidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e104250Palavras-chave:
Retextualização, Multimodalidade, Ambiente digital, Card, Divulgação científica, NotíciaResumo
Este artigo aborda o resultado de um estudo que investigou o processo de retextualização de uma notícia de conteúdo científico (produzida para o portal de uma universidade) para cards veiculados no perfil dessa mesma instituição no Instagram, levando-se em conta as transformações ocorridas nesse processo e a necessidade de conformação multimodal na transposição de um locus a outro. Embora a pesquisa tenha uma dimensão maior e inclua outras análises, para este artigo, foi feito um recorte que apresenta apenas o processo de retextualização. O corpus constituiu-se de uma notícia divulgada no Portal UFMG e uma série de cards que dela se derivaram. Os procedimentos de análise consistiram em 1) observar as condições de produção e as características genéricas da notícia; 2) observar as condições de produção, as características genéricas e os elementos multimodais dos cards e 3) identificar as diferenças na passagem da notícia para os cards, descrevendo o processo de retextualização na produção desses cards. A análise do corpus mostrou que a multimodalidade desempenha papel fundamental no processo de retextualização, pois possibilita a combinação e integração de diferentes modos de representação, ampliando as potencialidades comunicativas dos textos e enriquecendo sua expressividade. Mostrou também que, na retextualização da notícia para os cards, certas informações importantes do texto-base foram desconsideradas, o que pode ter prejudicado a compreensão do leitor. Esse resultado evidencia a importância de utilizar elementos multimodais na produção dos cards e de respeitar as características genéricas e as condições de produção originais dos textos de partida e chegada.
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