Do texto à imagem: a inteligência artificial como ferramenta de multimodalidade e reflexão crítica no ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106799Palabras clave:
Inteligência Artificial, Ensino de Língua Portuguesa, Multimodalidade, Produção Textual, Formação CríticaResumen
A inserção crescente da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional tem provocado debates sobre suas potencialidades e desafios pedagógicos. No ensino de Língua Portuguesa, a IA generativa, como o ChatGPT, pode ser utilizada para ampliar práticas de leitura, escrita e interpretação, especialmente ao integrar linguagem verbal e visual em processos multimodais de produção textual e imagética. Este estudo investiga como alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC), localizada em Catolé do Rocha-PB, utilizaram o ChatGPT para gerar imagens a partir da crônica "Raízes que Resistem ao Sol", de autoria própria. Após a escrita da crônica, os estudantes elaboraram prompts para direcionar a IA na criação das ilustrações, permitindo a análise da relação entre texto e imagem sob a perspectiva da multimodalidade (Kress e Van Leeuwen, 2020) e do dialogismo (Bakhtin, 1981). A análise da crônica considerou sua estrutura textual, temáticas e uso da linguagem, enquanto a análise das imagens avaliou fidelidade semântica, coerência narrativa e interpretação da IA. Os resultados apontam que, embora a IA estimule a criatividade e incentive a reflexão sobre a construção de sentidos, as imagens geradas refletem padrões visuais recorrentes do banco de dados da IA, por vezes distanciando-se das intenções culturais e identitárias dos alunos. Conclui-se que a mediação docente é indispensável para promover o uso crítico da IA, orientando a formulação de prompts mais descritivos e reflexivos e ampliando a compreensão dos estudantes sobre os processos multimodais e suas implicações socioculturais.
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