Do texto à imagem: a inteligência artificial como ferramenta de multimodalidade e reflexão crítica no ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2025.e106799

Palabras clave:

Inteligência Artificial, Ensino de Língua Portuguesa, Multimodalidade, Produção Textual, Formação Crítica

Resumen

A inserção crescente da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional tem provocado debates sobre suas potencialidades e desafios pedagógicos. No ensino de Língua Portuguesa, a IA generativa, como o ChatGPT, pode ser utilizada para ampliar práticas de leitura, escrita e interpretação, especialmente ao integrar linguagem verbal e visual em processos multimodais de produção textual e imagética. Este estudo investiga como alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC), localizada em Catolé do Rocha-PB, utilizaram o ChatGPT para gerar imagens a partir da crônica "Raízes que Resistem ao Sol", de autoria própria. Após a escrita da crônica, os estudantes elaboraram prompts para direcionar a IA na criação das ilustrações, permitindo a análise da relação entre texto e imagem sob a perspectiva da multimodalidade (Kress e Van Leeuwen, 2020) e do dialogismo (Bakhtin, 1981). A análise da crônica considerou sua estrutura textual, temáticas e uso da linguagem, enquanto a análise das imagens avaliou fidelidade semântica, coerência narrativa e interpretação da IA. Os resultados apontam que, embora a IA estimule a criatividade e incentive a reflexão sobre a construção de sentidos, as imagens geradas refletem padrões visuais recorrentes do banco de dados da IA, por vezes distanciando-se das intenções culturais e identitárias dos alunos. Conclui-se que a mediação docente é indispensável para promover o uso crítico da IA, orientando a formulação de prompts mais descritivos e reflexivos e ampliando a compreensão dos estudantes sobre os processos multimodais e suas implicações socioculturais.

Biografía del autor/a

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) - Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999) - Campus de Ji-Paraná, Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é Professora Associada IV no Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e no Mestrado Profissional - PROFLETRAS. No âmbito da graduação, leciona nas áreas de Leitura e Produção de Textos, enquanto na Pós-Graduação, suas atividades envolvem leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Com vasta experiência na área de Letras, especialmente em Análise do Discurso, seus principais temas de pesquisa incluem o ensino da leitura e da produção escrita, bem como a formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED), coordenadora do Curso de Letras a Distância (EAD) da UFRN e do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (CEFLE). Além disso, desenvolve atividades de internacionalização, no âmbito de um acordo de cooperação entre a UFRN e o Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED/Sumbe/Angola), coordenando o Grupo de Pesquisa em Línguas Angolanas no Contexto de Ensino (LAnCE) e orientando mestrandos e doutorandos. Também apoia a coordenação do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação e atua como professora no Mestrado em Ciências da Educação, na área de Especialização em Língua Portuguesa. É autora do livro "Pesquisa na Graduação: A Produção do Gênero Acadêmico", organizadora do livro "Ensino da Leitura e da Escrita" e possui diversos artigos científicos publicados, abordando temas relacionados à escrita no ensino superior e à formação de professores.

Jeferson Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Possui Graduação em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2021). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Mestrado em Estudos da Linguagem, na área de Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, linha de pesquisa Estudos Linguísticos do Texto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2024) e Doutorado em andamento pelo mesmo programa e instituição (PPgEL/UFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED, coordenado pela professora Dra. Sulemi Fabiano Campos (UFRN). Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, lotado no Departamento de Letras e Humanidades. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no campo da Linguística Textual. Tem como interesse em pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, argumentação, ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Nathalia Maíra Cabral de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas, em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2011 e 2016, respectivamente. Possui o título de mestrado em Bioquímica pela mesma universidade, em 2014, cujo tema da monografia foi: Análise filogenética e funcional de dois genes de reparo homólogos a AP endonuclease em cana-de-açúcar: ScARP1 e ScARP3. Em 2018, defendeu a tese de doutorado, tendo como o título “Identificação e caracterização de componentes da via de excisão de bases (BER) em cana-de-açúcar (Saccharum spp.)”. Apresenta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento vegetal, biologia molecular e genética, genética vegetal e bioinformática.

Citas

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ARAÚJO, Cristiane Menezes de; BARBOSA, Sara Rogéria Santos. Crônica: gênero textual a serviço da formação de leitores. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 17, 2013.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. The dialogic imagination: four essays. Tradução de Caryl Emerson e Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981.

CAVALCANTE, Sandra Araujo Lima; SILVEIRA, Maria Inez Matoso. A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio. Debates em Educação, v. 13, n. esp. 2, p. 668-692, 2021.

DUQUE, Paulo Henrique. ChatGPT 4.0: desafios na interpretação de textos multimodais. Revista Linguagem em Foco, v. 16, n. 2, p. 110-130, 2024.

FARIA, João Roberto. Prefácio. In: ALENCAR, José de. Crônicas escolhidas. São Paulo: Ática, 1995.

FEENBERG, Andrew. Looking backward, looking forward. In: TABACHNICK, David; KOIVUKOSKI, Timothy (org.). Globalisation, technology, and philosophy. New York: State University of New York Press, 2004. p. 93–105.

FEENBERG, Andrew. Values and the environment. Logos, v. 2, n. 2, p. 31–45, 2003.

FERREIRA, Simone Cristina Salviano. A crônica: problemáticas em torno de um gênero. 2005. 206 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.

FRANÇA, C.; GOMES, L. Multiletramentos e Inteligência Artificial no ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 45-67, 2024.

GIFONI TIERNO, Mariana. Entre humanos e algoritmos: autoria, estilo e enunciação em tempos de inteligência artificial. Open Minds International Journal, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 52–64, jan./abr. 2025. ISSN 2675-5157. DOI: https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.335.

GOODFELLOW, Ian; BENGIO, Yoshua; COURVILLE, Aaron. Deep Learning. Cambridge: MIT Press, 2016.

HALLIDAY, M. A. K. Explorations in the Functions of Language. London: Edward Arnold, 1973.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed. London: Routledge, 2013.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 6. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2024/11/Apresentac%CC%A7a%CC%83o_Retratos_da_Leitura_2024_13-11_SITE.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.

KLEIMAN, Angela. Modelos de leitura e a prática pedagógica. Campinas: Pontes Editores, 2006.

KOCH, Ingedore G.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.

KÖCHE, Vanilda Salton; MARINELLO, Adiane Fogali. O gênero textual crônica: uma sequência didática voltada ao ensino da leitura e escrita. Revista E-Scrita. Nilópolis, vol. 4, n. 3, p. 256-271, 2013.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

LIMA, Thiago Augustus Figueirêdo da Silva. A prática de leitura e navegação hipertextual em ambientes digitais: uma proposta de multiletramento em sala de aula a partir de hipercontos e ciberpoemas. 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – Profletras/NAT) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25872. Acesso em: 29 abr. 2025.

LUCKIN, Rose et al. Intelligence unleashed: an argument for AI in education. London: Pearson, 2016.

LUCKIN, Rose. Towards artificial intelligence-based assessment systems. Nature Human Behaviour, v. 1, p. 1-3, 2017. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41562-016-0028. Acesso em: 15 maio 2023. https://doi.org/10.1038/s41562-016-0028.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MITCHELL, T. Machine Learning. New York: McGraw-Hill, 1997.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. 9. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1979.

OPENAI. ChatGPT (Image Generator Tool). Plataforma de inteligência artificial para geração de imagens. Imagens geradas em: nov. 2024. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 27 abr. 2025.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). PISA 2018 Results: Combined Executive Summaries. Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/about/programmes/edu/pisa/publications/national-reports/pisa-2018/Combined_Executive_Summaries_PISA_2018.pdf. Acesso em: 22 jan. 2025.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). The OECD Truth Quest Survey. Paris: OECD Publishing, 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/2024/06/the-oecd-truth-quest-survey_a1b1739c.html. Acesso em: 22 jan. 2025.

RODRIGUES, Maria Lúcia; CANAN, Silvia Regina. Como a inteligência artificial poderia ajudar na leitura nos anos iniciais. Literatura em Debate, v. 19, n. 33, p. 274-290, 2024.

RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, e45997, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45997.

RÖHE, A.; SANTAELLA, L. IAs generativas: um novo paradigma na criação digital? Revista de Semiótica e Tecnologia, v. 15, n. 1, p. 23-41, 2023.

SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. 3. ed. London: Bloomsbury, 2022.

SILVA, Dayse Ferreira da. et al. Leitura e produção: o uso da crônica na construção do sujeito crítico no 2º ano do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 10., 2024, Campina Grande. Anais X CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109872. Acesso em: 29 abr. 2025.

TÜCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

UNESCO. AI and education: guidance for policy-makers. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2021.

VALENTE, José Armando. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, J. A.; FREIRE, F.-M. -P.; ARANTES, F. L. (org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/Unicamp, 2018. p. 17-41.

Publicado

2025-09-03