O diário escondido da Serafina: a hipertextualidade na literatura infantil contemporânea

Elaine Cristina da Silva Martins, Adair de Aguiar Neitzel, Claudia Sueli Weiss

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as características hipertextuais na literatura infantil. Como corpus de análise, foi escolhido o livro O diário escondido da Serafina. Partiu-se do conceito desenvolvido por Neitzel (2009) de que uma obra hipertextual é aquela que apresenta quatro princípios que cooperam para a sua textualidade múltipla: reversibilidade, rede e nós, interação e engastes. Como resultado, indica-se que os aspectos gráficos (layout) do livro analisado permitem a quebra da linearidade do texto e colaboram para ampliar as possibilidades de entrada do leitor nas suas malhas. Além disso, a grande quantidade de textos espraiados no interior da narrativa também auxilia a produtividade propondo diálogos entre diversos textos, apontando para a construção de um texto plural.

 


Palavras-chave


Hipertexto; Formação De Leitores; Leitura Do Literário; Hipertextualidade

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DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n2p91



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