O diário escondido da Serafina: a hipertextualidade na literatura infantil contemporânea

Authors

  • Elaine Cristina da Silva Martins Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil
  • Claudia Sueli Weiss Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n2p91

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as características hipertextuais na literatura infantil. Como corpus de análise, foi escolhido o livro O diário escondido da Serafina. Partiu-se do conceito desenvolvido por Neitzel (2009) de que uma obra hipertextual é aquela que apresenta quatro princípios que cooperam para a sua textualidade múltipla: reversibilidade, rede e nós, interação e engastes. Como resultado, indica-se que os aspectos gráficos (layout) do livro analisado permitem a quebra da linearidade do texto e colaboram para ampliar as possibilidades de entrada do leitor nas suas malhas. Além disso, a grande quantidade de textos espraiados no interior da narrativa também auxilia a produtividade propondo diálogos entre diversos textos, apontando para a construção de um texto plural.

 

Author Biographies

Elaine Cristina da Silva Martins, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil

Doutoranda em Educação pela UNIVALI, Mestre em Educação área de concentração: Educação Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem, com os estudos promovidos pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e especialista em Supervisão Escolar pela AUPEX atua na área da Educação a 20 anos. Tem experiência na área de Educação como professora, tutora e formadora de professores, com ênfase em Educação pelo viés estético e sensível, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação cultural, literatura infantil, formação de leitores, narrativas hipertextuais e arte.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil

Profa. Dra. Adair de Aguiar Neitzel, Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordenadora Institucional PIBID-Univali.

Claudia Sueli Weiss, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Brasil

Graduada em Letras Português e Espanhol pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Especialista em Metadisciplinaridade em Língua Portuguesa e Inglesa pela FACISA- Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

References

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Published

2015-12-08

Issue

Section

Articles