O filme-ensaio e sua contemporaneidade: imagens para além da sala escura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p104Resumo
Esse artigo discute o filme-ensaio, sobretudo o live-cinema, demonstrando a singularidade estética desse tipo de produção audiovisual contemporânea. O trabalho buscou organizar a bibliografia internacional e nacional a respeito do assunto, além de apresentar exemplos de performances desta vertente cinematográfica.Referências
ALTER, Nora M. Translating the essay into film and installation. Journal of Visual Culture, v. 6, n. 1, p. 44-57, 2007
ARTHUR, Paul. Essay questions from Alain Resnais to Michael Moore. Film Comment, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.
ASTRUC, Alexandre. The Birth of a New Avant-Garde: La Caméra-Stylo,” in The New Wave: Critical Landmarks, Ed. Peter Graham, Doubleday, Garden City, NY, 1968. P. 17-23
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
FAROCKI, Harun. Trailers Escritos. IN: MOURÃO, Maria Dora G.; BORGES, Cristian; MOURÃO, Patrícia (Ed.). Harun Farocki por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.
FÉRAL, Josette. Performance e Performatividade: o que são os estudos performáticos? In MOSTAÇO, E.; BAUMGÄRTEL, S.; COLLAÇO, V. (orgs.). Sobre Performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
FERREIRA, Carolin Overhoff. Em favor do cinema indisciplinar: o caso português. Rebeca-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 1, n. 2, p. 40, 2016.
GONTIJO, Rodrigo. Filmes em Atos Performáticos - do Cinema Expandido ao Live Cinema. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011
GORIN, Jean-Pierre. Der Weg der Termiten: Beispiele eines essayistischen Kinos 1909-2004. Viennale, 2007.
NARBONI, Jean; MILNE, Tom. Godard on Godard. New York: Viking, 1972.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2001.
RASCAROLI, Laura. The essay film: Problems, definitions, textual commitments. Framework: The Journal of Cinema and Media, v. 49, n. 2, p. 24-47, 2008.
SCHERER, Christina. Ivens, Marker, Godard, Jarman. Erinnerung im Essayfilm. München: Fink, 2001.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O ensaio no cinema. Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.
______. Ao modo de conclusão – abertura para um novo capítulo Incidências e Avatares de um Cine-Ensaio no Brasil. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
WEINRICHTER, Antonio. La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Gobierno de Navarra, 2007.
______. Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.