The Essay Film and its contemporanity: images for beyond the dark room

Authors

  • André Luiz Olzon Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Rodrigo Gontijo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p104

Abstract

This article discusses the essay films, especially the live-cinema, demonstrating the aesthetic uniqueness of this type of contemporary audiovisual production. The work sought to organize the international and national bibliography on the subject, besides presenting examples of performances of this film strand.

Author Biographies

André Luiz Olzon Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Educação Artes e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e mestrado em Música de Cinema pela Universidade de Estadual de Campinas (2008). É professor da PUC Campinas, Centros universitários Belas Artes e SENAC lecionando disciplinas com ênfase nas Linguagens da arte contemporânea, design, audiovisual, áudio e soundesign. Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes segmentos: design digital, cinema, música de cinema, trilha musical, trilha sonora e multimídia.

Rodrigo Gontijo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Rodrigo Gontijo é artista, pesquisador e professor na PUC-SP e no Centro Universitário SENAC. Atua como artista-gestor no espaço independente DA HAUS. Desenvolve projetos de cinema ao vivo, performance, instalações e também documentários que trazem visibilidade a grupos em situação de exclusão social. Seus trabalhos, individuais e coletivos, já foram apresentados em diversas mostras e festivais no Brasil, Argentina, Espanha, Marrocos e Canadá e premiados pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2005 e 2008) e Festival de Gramado (2005).

References

ALTER, Nora M. Translating the essay into film and installation. Journal of Visual Culture, v. 6, n. 1, p. 44-57, 2007

ARTHUR, Paul. Essay questions from Alain Resnais to Michael Moore. Film Comment, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.

ASTRUC, Alexandre. The Birth of a New Avant-Garde: La Caméra-Stylo,” in The New Wave: Critical Landmarks, Ed. Peter Graham, Doubleday, Garden City, NY, 1968. P. 17-23

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.

FAROCKI, Harun. Trailers Escritos. IN: MOURÃO, Maria Dora G.; BORGES, Cristian; MOURÃO, Patrícia (Ed.). Harun Farocki por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.

FÉRAL, Josette. Performance e Performatividade: o que são os estudos performáticos? In MOSTAÇO, E.; BAUMGÄRTEL, S.; COLLAÇO, V. (orgs.). Sobre Performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.

FERREIRA, Carolin Overhoff. Em favor do cinema indisciplinar: o caso português. Rebeca-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 1, n. 2, p. 40, 2016.

GONTIJO, Rodrigo. Filmes em Atos Performáticos - do Cinema Expandido ao Live Cinema. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011

GORIN, Jean-Pierre. Der Weg der Termiten: Beispiele eines essayistischen Kinos 1909-2004. Viennale, 2007.

NARBONI, Jean; MILNE, Tom. Godard on Godard. New York: Viking, 1972.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2001.

RASCAROLI, Laura. The essay film: Problems, definitions, textual commitments. Framework: The Journal of Cinema and Media, v. 49, n. 2, p. 24-47, 2008.

SCHERER, Christina. Ivens, Marker, Godard, Jarman. Erinnerung im Essayfilm. München: Fink, 2001.

TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O ensaio no cinema. Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.

______. Ao modo de conclusão – abertura para um novo capítulo Incidências e Avatares de um Cine-Ensaio no Brasil. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.

WEINRICHTER, Antonio. La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Gobierno de Navarra, 2007.

______. Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.

Published

2018-08-01

Issue

Section

Articles