O filme-ensaio e sua contemporaneidade: imagens para além da sala escura
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n1p104Résumé
Esse artigo discute o filme-ensaio, sobretudo o live-cinema, demonstrando a singularidade estética desse tipo de produção audiovisual contemporânea. O trabalho buscou organizar a bibliografia internacional e nacional a respeito do assunto, além de apresentar exemplos de performances desta vertente cinematográfica.Références
ALTER, Nora M. Translating the essay into film and installation. Journal of Visual Culture, v. 6, n. 1, p. 44-57, 2007
ARTHUR, Paul. Essay questions from Alain Resnais to Michael Moore. Film Comment, v. 39, n. 1, p. 58-62, 2003.
ASTRUC, Alexandre. The Birth of a New Avant-Garde: La Caméra-Stylo,” in The New Wave: Critical Landmarks, Ed. Peter Graham, Doubleday, Garden City, NY, 1968. P. 17-23
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
FAROCKI, Harun. Trailers Escritos. IN: MOURÃO, Maria Dora G.; BORGES, Cristian; MOURÃO, Patrícia (Ed.). Harun Farocki por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.
FÉRAL, Josette. Performance e Performatividade: o que são os estudos performáticos? In MOSTAÇO, E.; BAUMGÄRTEL, S.; COLLAÇO, V. (orgs.). Sobre Performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
FERREIRA, Carolin Overhoff. Em favor do cinema indisciplinar: o caso português. Rebeca-Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 1, n. 2, p. 40, 2016.
GONTIJO, Rodrigo. Filmes em Atos Performáticos - do Cinema Expandido ao Live Cinema. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011
GORIN, Jean-Pierre. Der Weg der Termiten: Beispiele eines essayistischen Kinos 1909-2004. Viennale, 2007.
NARBONI, Jean; MILNE, Tom. Godard on Godard. New York: Viking, 1972.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2001.
RASCAROLI, Laura. The essay film: Problems, definitions, textual commitments. Framework: The Journal of Cinema and Media, v. 49, n. 2, p. 24-47, 2008.
SCHERER, Christina. Ivens, Marker, Godard, Jarman. Erinnerung im Essayfilm. München: Fink, 2001.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O ensaio no cinema. Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.
______. Ao modo de conclusão – abertura para um novo capítulo Incidências e Avatares de um Cine-Ensaio no Brasil. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
WEINRICHTER, Antonio. La forma que piensa: tentativas en torno al cine-ensayo. Gobierno de Navarra, 2007.
______. Um conceito fugidio. Notas sobre o filme-ensaio. In TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O Ensaio no Cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.