Vozes e figuras: por uma retórica digital das obras de literatura eletrônica latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n1p39Resumo
A textualidade digital das obras latino-americanas de literatura eletrônica é composta por uma diversidade de discursos culturais. Para abordar a complexidade de suas interseções e materialidades, examinamos esses discursos usando metodologias da Retórica Digital, Estudos Culturais da América Latina e Análise do Discurso. Nosso objetivo é estudar o papel das práticas retóricas digitais na construção do discurso cultural das produções digitais latino-americanas. Nosso corpus inicial é composto por seis obras eletrônicas que pertencem a diferentes gêneros, gerações, textualidades e países. Nossos resultados mostram que estudar as interseções entre retórica, escrita e tecnologia torna possível identificar características nacionais / regionais, limitações e novos processos criativos entre autores latino-americanos. Além disso, abre-se a questão de como prevalecem os discursos latino-americanos anteriores à era digital, assim como desafiam e se impõem contra a imensa variabilidade das ferramentas multimodais, multimídia e hipermídia que são utilizadas para sua composição e design, a fim de fornecer ascender a uma retórica de identidade nos trabalhos.
Referências
BOGOST, I. (2007). Persuasive games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge, MA, US: MIT Press.
BOUCHARDON, S. (2014). La valeur heuristique de la littérature numérique. Paris: Hermann.
BROOKE, C. G. (2009). Lingua Fracta: Toward a Rhetoric of New Media. NJ: Hampton Press.
CHIAPPE, D. (2007). Tierra de Extracción, http://collection.eliterature.org/2/works/chiappe__tierra_de_extraccion.html.
CHIAPPE, D. (2015a). Hotel Minotauro, https://www.domenicochiappe.com/hotel-minotauro/.
CHIAPPE, D. (2015b, October 2). Entrevista a Doménico Chiappe (M. Goicoechea, Interviewer), http://www.ciberiaproject.com/2015/02/entrada-dos-cat1/.
CLARK, D. (2015). Pictures in the Stars: 88 Constellations for Wittgenstein and the Online ‘Biography.’ Biography University of Hawai’i Press, 38(2), 290–296. https://doi.org/10.1353/bio.2015.0022
CLEGER, O. (2015). La creación ciberliteraria: Definición, perfil y carta de navegación para orientarse en un campo emergente. Letras Hispanas, 11, 262–280.
CORREA-DÍAZ, L. (2013). La poesía cibernética latinoamericana (todavía) in print: Un recorrido desde los años 50 y 60 hasta finales de la primera década del 2000. New Readings, 13, 57–73.
CORREA-DÍAZ, L., & WEINTRAUB, S. (2016). Poéticas y poesías digitales/electrónicas/tecnos/New-Media en América Latina: Definiciones y exploraciones. Universidad Central, Universidad de Hampshire y Universidad de Georgia. Bogotá, D. C. http://rai.ucentral.edu.co/editorial/catalogo/poesia-poeticas-digitales
DE LA TORRE, Y., GÓMEZ, R., & NEPOTE, M. (2014). Umbrales, http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=umbrales.
DOS SANTOS, A. L. (2009). New strategies of anthropophagy in Brazilian/Portuguese digital literature. Neohelicon, 36(2), 489. https://doi.org/10.1007/s11059-009-0017-1
DOS SANTOS, A. L., & MARINHO, F. (2013). Liberdade, https://www.ciclope.com.br/liberdade-english/#conteudo.
DOS SANTOS, A. L., & MARINHO, F. (2015, August 6). Decentering: Global Electronic Literature Liberdade. Presented at the ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature, Bergen, Norway, https://elmcip.net/creative-work/liberdade.
EYMAN, D. (2015). Digital Rhetoric: Theory, Method, Practice. Ann Arbor: University of Michigan Press.
FLORES, L. (2017). La literatura electrónica latinoamericana, caribeña y global: Generaciones, fases y tradiciones. Artelogie. Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l’Amérique latine, (11). https://doi.org/10.4000/artelogie.1590
GAINZA, C. (2018). Narrativas y poéticas digitales en América Latina. Producción literaria en el capitalismo informacional. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio.
GEE, J. P. (2014). An Introduction to Discourse Analysis: Theory and Method (4th ed.). London, New York: Routledge.
GRASSO, F. (2002). Towards Computational Rhetoric. Informal Logic, 22(3).
HOCKS, M. E. (2003). Understanding Visual Rhetoric in Digital Writing Environments. College Composition and Communication, 4(54), 629–656.
JM, R., ARANDA, L., & GORDILLO, G. (2014). Tatuaje, http://tatuaje.centroculturadigital.mx
KAC, E. (Ed.). (2007). Media Poetry: An International Anthology. Bristol: Intellect Books.
KILLINGSWORTH, M. J. (2010). Appeals to the Body in Eco-Rhetoric and Techno-Rhetoric. In Rhetorics and Technologies: New Directions in Writing and Communication (pp. 77–93). Columbia, SC: University of South Carolina Press.
KOZAK, C. (2017). Latin American Electronic Literature: When, Where and Why. In M. Mencía (Ed.), #WomenTechLit (pp. 55–72). West Virginia University Press.
LANHAM, R. (1992). Digital Rhetoric: Theory, Practice and Property. In M. Tuman (Ed.), Literacy Online: The Promise (and Peril) of Reading and Writing with Computers (pp. 221–243). Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh Press.
LEDESMA, E. (2015). The poetics and politics of computer code in Latin America: Codework, code art, and live coding. Revista de Estudios Hispánicos, 49(1), 91–120.
LESSER, J. (2007). A Discontented Diaspora: Japanese Brazilians and the Meanings of Ethnic. Durham London: Duke University Press.
MENCÍA, M. (2015). El Winnipeg. El poema que cruzó el Atlántico, http://winnipeg.mariamencia.com/?lang=es#winnipeg.
MEZA, N. (2017). New Forms of Literariness in Electronic Literature: An Approach to Rhetorical Enunciation and Temporality (PhD Thesis). Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Spain https://www.tdx.cat/handle/10803/442967
PITMAN, T. (2018). (New) Media Poetry. In S. Hart (Ed.), Cambridge Companion to Latin American Poetry (pp. 261–281). New York: Cambridge University Press.
RÉ, A. A. (2017). Una excursión a las poéticas digitales latinoamericanas. Artelogie. Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l’Amérique latine, (11). http://journals.openedition.org/artelogie/1607
RODRÍGUEZ, J. A. (2005). Gabriella Infinita, https://www.javeriana.edu.co/gabriella_infinita/principal.htm
RODRÍGUEZ, J. A. (2016). Memorias y Caminos, http://memoriasycaminos.com.
SAEMMER, A. (2010). Digital Literature —A Question of Style. In R. Simanowski, J. Schäfer, & P. Gendolla (Eds.), Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching (pp. 163–182). Bielefeld: transcript Verlag.
SAEMMER, A. (2015). Rhétorique du texte numérique: figures de la lecture, anticipations de pratiques. Villeurbanne Cedex: Université de Lyon Presses de l’Enssib.
TAYLOR, C. (2014). Place and Politics in Latin American Digital Culture: Location and Latin American Net Art. New York, NY: Routledge.
TAYLOR, C., & PITMAN, T. (2007). Latin American Cyberculture and Cyberliterature. Liverpool: Liverpool University Press.
TAYLOR, C., & PITMAN, T. (2013). Latin American Identity in Online Cultural Production. New York, NY: Routledge.
TISSELLI, E. (2002). Cielotierra (MIDIPoet), http://www.motorhueso.net/poetry.htm.
TISSELLI, E. (2019). OjoVoz, http://www.ojoVoz.net/index_es.html.
WEINTRAUB, S. (2018). Latin American Technopoetics: Scientific Explorations in New Media. New York, NY: Routledge.
WELCH, K. E. (1999). Electric Rhetoric: Classical Rhetoric, Oralism, and a New Literacy. Cambridge: MIT Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.