Vozes e figuras: por uma retórica digital das obras de literatura eletrônica latino-americanas

Autores

  • Nohelia Meza University of Leeds, United Kingdom

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n1p39

Resumo

A textualidade digital das obras latino-americanas de literatura eletrônica é composta por uma diversidade de discursos culturais. Para abordar a complexidade de suas interseções e materialidades, examinamos esses discursos usando metodologias da Retórica Digital, Estudos Culturais da América Latina e Análise do Discurso. Nosso objetivo é estudar o papel das práticas retóricas digitais na construção do discurso cultural das produções digitais latino-americanas. Nosso corpus inicial é composto por seis obras eletrônicas que pertencem a diferentes gêneros, gerações, textualidades e países. Nossos resultados mostram que estudar as interseções entre retórica, escrita e tecnologia torna possível identificar características nacionais / regionais, limitações e novos processos criativos entre autores latino-americanos. Além disso, abre-se a questão de como prevalecem os discursos latino-americanos anteriores à era digital, assim como desafiam e se impõem contra a imensa variabilidade das ferramentas multimodais, multimídia e hipermídia que são utilizadas para sua composição e design, a fim de fornecer ascender a uma retórica de identidade nos trabalhos.

Biografia do Autor

Nohelia Meza, University of Leeds, United Kingdom

Nohelia Meza [Meza]. Investigadora mexicana. Licenciada en Letras Inglesas por el Colegio de Letras Modernas de la Universidad Nacional Autónoma de México unam. Maestra en Traducción Audiovisual por la Universidad de Sevilla us, Maestra en Aprendizaje y Enseñanza del Español en Contextos Multilingües e Internacionales por la Universidad de Deusto ud, Bilbao, y la Háskóli Íslands (Universidad de Islandia). Doctora en Traducción y Ciencias del Lenguaje por la Universitat Pompeu Fabra upf, Barcelona.

Referências

BOGOST, I. (2007). Persuasive games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge, MA, US: MIT Press.

BOUCHARDON, S. (2014). La valeur heuristique de la littérature numérique. Paris: Hermann.

BROOKE, C. G. (2009). Lingua Fracta: Toward a Rhetoric of New Media. NJ: Hampton Press.

CHIAPPE, D. (2007). Tierra de Extracción, http://collection.eliterature.org/2/works/chiappe__tierra_de_extraccion.html.

CHIAPPE, D. (2015a). Hotel Minotauro, https://www.domenicochiappe.com/hotel-minotauro/.

CHIAPPE, D. (2015b, October 2). Entrevista a Doménico Chiappe (M. Goicoechea, Interviewer), http://www.ciberiaproject.com/2015/02/entrada-dos-cat1/.

CLARK, D. (2015). Pictures in the Stars: 88 Constellations for Wittgenstein and the Online ‘Biography.’ Biography University of Hawai’i Press, 38(2), 290–296. https://doi.org/10.1353/bio.2015.0022

CLEGER, O. (2015). La creación ciberliteraria: Definición, perfil y carta de navegación para orientarse en un campo emergente. Letras Hispanas, 11, 262–280.

CORREA-DÍAZ, L. (2013). La poesía cibernética latinoamericana (todavía) in print: Un recorrido desde los años 50 y 60 hasta finales de la primera década del 2000. New Readings, 13, 57–73.

CORREA-DÍAZ, L., & WEINTRAUB, S. (2016). Poéticas y poesías digitales/electrónicas/tecnos/New-Media en América Latina: Definiciones y exploraciones. Universidad Central, Universidad de Hampshire y Universidad de Georgia. Bogotá, D. C. http://rai.ucentral.edu.co/editorial/catalogo/poesia-poeticas-digitales

DE LA TORRE, Y., GÓMEZ, R., & NEPOTE, M. (2014). Umbrales, http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=umbrales.

DOS SANTOS, A. L. (2009). New strategies of anthropophagy in Brazilian/Portuguese digital literature. Neohelicon, 36(2), 489. https://doi.org/10.1007/s11059-009-0017-1

DOS SANTOS, A. L., & MARINHO, F. (2013). Liberdade, https://www.ciclope.com.br/liberdade-english/#conteudo.

DOS SANTOS, A. L., & MARINHO, F. (2015, August 6). Decentering: Global Electronic Literature Liberdade. Presented at the ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature, Bergen, Norway, https://elmcip.net/creative-work/liberdade.

EYMAN, D. (2015). Digital Rhetoric: Theory, Method, Practice. Ann Arbor: University of Michigan Press.

FLORES, L. (2017). La literatura electrónica latinoamericana, caribeña y global: Generaciones, fases y tradiciones. Artelogie. Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l’Amérique latine, (11). https://doi.org/10.4000/artelogie.1590

GAINZA, C. (2018). Narrativas y poéticas digitales en América Latina. Producción literaria en el capitalismo informacional. Santiago de Chile: Editorial Cuarto Propio.

GEE, J. P. (2014). An Introduction to Discourse Analysis: Theory and Method (4th ed.). London, New York: Routledge.

GRASSO, F. (2002). Towards Computational Rhetoric. Informal Logic, 22(3).

HOCKS, M. E. (2003). Understanding Visual Rhetoric in Digital Writing Environments. College Composition and Communication, 4(54), 629–656.

JM, R., ARANDA, L., & GORDILLO, G. (2014). Tatuaje, http://tatuaje.centroculturadigital.mx

KAC, E. (Ed.). (2007). Media Poetry: An International Anthology. Bristol: Intellect Books.

KILLINGSWORTH, M. J. (2010). Appeals to the Body in Eco-Rhetoric and Techno-Rhetoric. In Rhetorics and Technologies: New Directions in Writing and Communication (pp. 77–93). Columbia, SC: University of South Carolina Press.

KOZAK, C. (2017). Latin American Electronic Literature: When, Where and Why. In M. Mencía (Ed.), #WomenTechLit (pp. 55–72). West Virginia University Press.

LANHAM, R. (1992). Digital Rhetoric: Theory, Practice and Property. In M. Tuman (Ed.), Literacy Online: The Promise (and Peril) of Reading and Writing with Computers (pp. 221–243). Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh Press.

LEDESMA, E. (2015). The poetics and politics of computer code in Latin America: Codework, code art, and live coding. Revista de Estudios Hispánicos, 49(1), 91–120.

LESSER, J. (2007). A Discontented Diaspora: Japanese Brazilians and the Meanings of Ethnic. Durham London: Duke University Press.

MENCÍA, M. (2015). El Winnipeg. El poema que cruzó el Atlántico, http://winnipeg.mariamencia.com/?lang=es#winnipeg.

MEZA, N. (2017). New Forms of Literariness in Electronic Literature: An Approach to Rhetorical Enunciation and Temporality (PhD Thesis). Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Spain https://www.tdx.cat/handle/10803/442967

PITMAN, T. (2018). (New) Media Poetry. In S. Hart (Ed.), Cambridge Companion to Latin American Poetry (pp. 261–281). New York: Cambridge University Press.

RÉ, A. A. (2017). Una excursión a las poéticas digitales latinoamericanas. Artelogie. Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l’Amérique latine, (11). http://journals.openedition.org/artelogie/1607

RODRÍGUEZ, J. A. (2005). Gabriella Infinita, https://www.javeriana.edu.co/gabriella_infinita/principal.htm

RODRÍGUEZ, J. A. (2016). Memorias y Caminos, http://memoriasycaminos.com.

SAEMMER, A. (2010). Digital Literature —A Question of Style. In R. Simanowski, J. Schäfer, & P. Gendolla (Eds.), Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching (pp. 163–182). Bielefeld: transcript Verlag.

SAEMMER, A. (2015). Rhétorique du texte numérique: figures de la lecture, anticipations de pratiques. Villeurbanne Cedex: Université de Lyon Presses de l’Enssib.

TAYLOR, C. (2014). Place and Politics in Latin American Digital Culture: Location and Latin American Net Art. New York, NY: Routledge.

TAYLOR, C., & PITMAN, T. (2007). Latin American Cyberculture and Cyberliterature. Liverpool: Liverpool University Press.

TAYLOR, C., & PITMAN, T. (2013). Latin American Identity in Online Cultural Production. New York, NY: Routledge.

TISSELLI, E. (2002). Cielotierra (MIDIPoet), http://www.motorhueso.net/poetry.htm.

TISSELLI, E. (2019). OjoVoz, http://www.ojoVoz.net/index_es.html.

WEINTRAUB, S. (2018). Latin American Technopoetics: Scientific Explorations in New Media. New York, NY: Routledge.

WELCH, K. E. (1999). Electric Rhetoric: Classical Rhetoric, Oralism, and a New Literacy. Cambridge: MIT Press.

Publicado

2019-08-21

Edição

Seção

Artigos