Autores-leitores da tradição literária: a literatura digital como ação preservacionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p181Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar obras literárias digitais em que as noções de autor e leitor se aproximam em experiências narrativas e poéticas constituídas a partir de apropriações de textos da tradição literária. Essa abordagem se dá a partir da composição de obras literárias digitais, nas quais o ato de “ler”, nas relações entre literatura e tecnologia, pode significar também um modo de preservação da tradição, quando a reconstrói para avançá-la, repetindo - muitas vezes até por meio de interatividade do leitor - um modo de reviver o texto literário de modo diverso. Discutimos, no artigo, as obras digitais: MUPs (2013), de Jhave, iLibShakespeare (2014), de Scot Gresham-Lancaster e Tim Perkis; e o MyNovel (2006), de Alan Bigelow. Esses trabalhos foram selecionados do repositório digital Turbulence, o que permitirá que ilustremos o resgate da tradição através do desenvolvimento estético de obras, constituindo esse “autor-leitor” que age em conjunto para a composição da obra digital.
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica. In: BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 7-47.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2018. (Vol. 1, 2 e 3)
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
ELIOT, Thomas Stearns. Tradição e talento individual. In: ELIOT, Thomas Stearns. Ensaios. São Paulo: Art Editora, 1989. p. 37-48.
GOBIRA, Pablo. Por uma preservação integral da obra de arte digital: anotações sobre arte tecnológica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 4, n.3, Campinas, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646335. Acesso em: 10 jun. 2019.
GOBIRA, Pablo.; CORRÊA, Fernanda. A preservação digital da poesia: uma análise do Arquivo Digital da PO.EX. In: GOBIRA, Pablo. (org.). A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2019. p. 165-188. Disponível em: http://eduemg.uemg.br/component/k2/item/161-a-memoria-do-digital-e-outras-questoes-das-artes-e-museologia. Acesso em: 10 jun. 2019.
ISOU, Isidore. Introduction à une nouvelle poésie et à une nouvelle musique. Paris: Gallimard, 1947.
KOZAK, Claudia. Comunidades experimentales y literatura digital en Latinoamérica. Virtualis, v. 9, n. 17, janeiro-junho 2018. p. 9-35. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7085400. Acesso em: 10 jun. 2019.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2017.
MARCUS, Greil. Lipstick traces: a secret history of the twentieth century. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
SAFATLE, Wladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
TURBULENCE. Disponível em: http://turbulence.org/. Acesso em: 10 jun. 2019.
WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris: l’Écarquillé, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.