Autores-leitores da tradição literária: a literatura digital como ação preservacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p181

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar obras literárias digitais em que as noções de autor e leitor se aproximam em experiências narrativas e poéticas constituídas a partir de apropriações de textos da tradição literária. Essa abordagem se dá a partir da composição de obras literárias digitais, nas quais o ato de “ler”, nas relações entre literatura e tecnologia, pode significar também um modo de preservação da tradição, quando a reconstrói para avançá-la, repetindo - muitas vezes até por meio de interatividade do leitor - um modo de reviver o texto literário de modo diverso. Discutimos, no artigo, as obras digitais: MUPs (2013), de Jhave, iLibShakespeare (2014), de Scot Gresham-Lancaster e Tim Perkis; e o MyNovel (2006), de Alan Bigelow. Esses trabalhos foram selecionados do repositório digital Turbulence, o que permitirá que ilustremos o resgate da tradição através do desenvolvimento estético de obras, constituindo esse “autor-leitor” que age em conjunto para a composição da obra digital.

Biografia do Autor

Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do IBICT/MCTI. Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: "A memória do digital e outras questões das artes e museologia" (EdUEMG, 2019), "Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia" (EdUEMG, 2018), "Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas" (EdUEMG, 2017), "Refletindo sobre a cultura" (EdUEMG, 2017), "Jogos e sociedade" (Crisálida, 2012), Walter Benjamin "Lado B" (Crisálida, 2011) dentre outros livros e artigos. Pesquisador dos grupos "Estudos e Práticas de Preservação Digital" e "Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros". Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais e ciências; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV e Newton Paiva); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas. É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.

Fernanda Corrêa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e mestrado em Artes e Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018). Membro do grupo de pesquisa Lab|Front (Laboratório de Poéticas Fronteiriças).

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Publicado

2019-12-30

Edição

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Artigos