Apropriação tecnológica na formação de professores: entre aprender e conectar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n2p229

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações que os discentes de um curso de Licenciatura em Pedagogia (ingressantes em 2015, modalidade a distância – EaD) estabelecem com as tecnologias digitais e de que forma essa apropriação influencia na sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para coleta dos dados usamos um questionário on-line, que foi respondido por 133 alunos do referido curso. Os dados revelaram que as relações estabelecidas com as tecnologias influenciaram no seu processo formativo, visto que a EaD é uma nova cultura e demanda o estabelecimento de relações com colegas, conteúdos, metodologias de ensino e avaliação, com mudanças pontuais em seus contextos e processos, indicando novas relações mediadas pelas tecnologias digitais na formação de professores. Além disso, foi evidenciado que as políticas públicas precisam contemplar essas novas maneiras de construir conhecimentos, de estar em relação com o outro e com o mundo, oferecendo, também, condições para a apropriação tecnológica.

 

 

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Professora Plena do Departamento de Ciências da Educação, na Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE).

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia, ofertado na modalidade a distância. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE).  Integra o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (CEPECH/UESC) e o Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (UFBA).

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Publicado

2019-12-30

Edição

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Artigos