De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e79867

Resumo

Neste artigo, partimos da relação existente, mas não dependente, entre multiletramentos e estudos de multimodalidade para, então, abordar um texto de produção e distribuição digitais, empregando parcialmente uma metalinguagem proposta por Kress e Van Leeuwen para os estratos dos textos multimodais. Com base em um exemplo de “meme”, interpelamos aspectos da teoria e dos processos semióticos contemporâneos, a fim de melhor compreender tanto as proposições teóricas, que remontam à virada do milênio, quanto os próprios textos presentes em nossas práticas de leitura e escrita atuais.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Pós-doutora em Comunicação pela PUC Minas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Publicado

2021-08-04