De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e79867Résumé
Neste artigo, partimos da relação existente, mas não dependente, entre multiletramentos e estudos de multimodalidade para, então, abordar um texto de produção e distribuição digitais, empregando parcialmente uma metalinguagem proposta por Kress e Van Leeuwen para os estratos dos textos multimodais. Com base em um exemplo de “meme”, interpelamos aspectos da teoria e dos processos semióticos contemporâneos, a fim de melhor compreender tanto as proposições teóricas, que remontam à virada do milênio, quanto os próprios textos presentes em nossas práticas de leitura e escrita atuais.
Références
CAZDEN, Courtney et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, 66, p. 60-92, spring 1996.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theodore. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
LIMA-NETO, Vicente. Um estudo da emergência de gêneros no Facebook. 2014. 309f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
MORAIS, José. Os caminhos da Literacia. Cadernos de Linguística, v. 1, n. 1, p. 01-14, 2020.
OLIVEIRA, Nara Maria Alves de; BEZERRA, Benedito Gomes; LÊDO, Amanda Cavalcante de Oliveira. Uma proposta para a análise crítica do meme como gênero em aulas de língua portuguesa. Revista Linguagem em Foco, v.12, n.3, 2020. p. 9-29. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4155. Acesso em: 2 fev. 2021.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais e escola: produção e leitura de peças de divulgação de um show de música popular. In: FERRAZ, O. (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Editora da UFBA, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30951/3/ed-multiletramentos-tecno-miolo-RI.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Triângulo, Uberaba, v. 13, n. 3, p. 24-38, set. dez. 2020. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5005/pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais – leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003.
VAN LEEUWEN, Theo. 2004. Ten Reasons Why Linguists Should Pay Attention to Visual Communication. In: LEVINE, P; SCOLLON, R. (Ed.). Discourse & Technology: multimodal discourse analysis. Washington: Georgetown University Press. p. 7-20.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Elisa Ferreira Ribeiro 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.