Quando os modos verbal e visual se encontram: uma análise das relações de status em atividades de leitura em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81357Resumo
Os avanços tecnológicos digitais facilitam a junção de diferentes modos em um mesmo evento comunicativo. Como consequência, texto e imagem estão cada vez mais articulados, tornando a comunicação contemporânea ainda mais multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; MARTINEC; SALWAY, 2005). Esse cenário, portanto, requer mudanças na educação, pois torna-se necessário adequar as práticas pedagógicas aos textos multimodais que são lidos no dia-a-dia pelo leitor do século XXI. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar as relações de status entre os modos escrito e visual (MARTINEC; SALWAY, 2005) que se manifestam em textos que compõem atividades de leitura em língua inglesa disponíveis em materiais didáticos em meio impresso e digital, com o intuito de diagnosticar o papel da imagem nestas atividades. Essas relações foram observadas em 73 atividades de leitura, que selecionadas de acordo com sua composição multimodal e o livre acesso aos seus suportes. As análises mostraram a predominância da relação de status desigual, estando a imagem subordinada ao texto verbal em 58 atividades, enquanto que a relação de status igual foi identificada em apenas 15 atividades. Como implicações pedagógicas, entendemos que o papel da imagem ainda precisa ser mais discutido junto aos professores de línguas, para que esses possam adequar suas práticas, tanto em sala de aula, quanto na produção de materiais didáticos, aos textos multimodais. Entendemos ainda que o sistema desenvolvido por Martinec e Salway (2005) pode ser uma ferramenta para mediar essa discussão.
Referências
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