A mulher do calendário

um estudo semiótico sobre os estereótipos da figura feminina nas campanhas publicitárias da Campari.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81387

Resumo

Consideramos que as pesquisas sobre multimodalidade ganham cada vez mais espaço dentro dos estudos linguísticos, de modo que os aspectos imagéticos são essenciais para a construção dos significados, na qual a imagem atua como elemento semiótico cada vez mais relevante. Neste artigo, analisamos as relações multimodais envolvidas na constituição dos sentidos veiculados pela construção e propagação de estereótipos femininos em edições do calendário Campari. Para isso, amostras de imagens de três edições do calendário de 2015, 2016 e 2017, são analisadas.  Nas análises, focalizamos as relações multimodais utilizando os preceitos da Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e explorando as categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Os resultados revelaram que as relações multimodais carregam uma representação feminina aparentemente menos estereotipada dentro da mídia, criando superficialmente  a imagem de que há um desligamento de alguns padrões hegemônicos impostos à mulher.  Contudo, um olhar mais profundo revelou que a mulher continua sendo representada como algo objetificado e submisso tanto ao leitor quanto a outros participantes representados na imagem, revelando que mudanças profundas nos estereótipos divulgados pela mídia e pelo gênero calendário feminino ainda precisam ser adotadas para que imagens de igualdade entre os gêneros sejam realmente incorporadas pela publicidade.

Biografia do Autor

Francisco Wellington Borges Gomes, UFPI/UESPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001), Mestrado (Universidade Estadual do Ceará - 2006) e Doutorado (Universidade Federal de Minas Gerais - 2010) em Lingüística Aplicada. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua estrangeira, tradução audiovisual, metodologias de ensino de línguas, linguagem e tecnologia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, atuando nas áreas de Linguística e Língua Inglesa.

Jaqueline Silva Santos, Universidade Estadual do Piauí

Jaqueline Silva Santos é Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), possui graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura de língua portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialização em Linguística e Literatura pela FAEME. Participou de um Projeto de Iniciação Científica Voluntária (ICV) na área de Linguagem e Tecnologia, com fins específicos para o estudo da escrita colaborativa nos blogs e o uso dessa ferramenta como um recurso educacional, sobretudo na área de português. Possui conhecimento na área de linguística, com especificidade para a área de Letras português.

Caroline Bezerra Lima, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Letras da Universidade Estadual do Piauí na área de Linguística. Possui Especialização em Linguística, Literatura e Ensino pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo. Tem experiência na área de Letras, atuando na linha de pesquisa Estudos do texto: produção e recepção, em específico na área da Linguística textual. Graduada em Letras/ Português pela Universidade Estadual do Piauí ? UESPI. Nesta foi participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Foi integrante do grupo de estudos de "A Semântica das Línguas Naturais", na área de Semântica Formal.

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Publicado

2021-11-10