A mulher do calendário
um estudo semiótico sobre os estereótipos da figura feminina nas campanhas publicitárias da Campari.
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81387Résumé
Consideramos que as pesquisas sobre multimodalidade ganham cada vez mais espaço dentro dos estudos linguísticos, de modo que os aspectos imagéticos são essenciais para a construção dos significados, na qual a imagem atua como elemento semiótico cada vez mais relevante. Neste artigo, analisamos as relações multimodais envolvidas na constituição dos sentidos veiculados pela construção e propagação de estereótipos femininos em edições do calendário Campari. Para isso, amostras de imagens de três edições do calendário de 2015, 2016 e 2017, são analisadas. Nas análises, focalizamos as relações multimodais utilizando os preceitos da Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010) e explorando as categorias da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Os resultados revelaram que as relações multimodais carregam uma representação feminina aparentemente menos estereotipada dentro da mídia, criando superficialmente a imagem de que há um desligamento de alguns padrões hegemônicos impostos à mulher. Contudo, um olhar mais profundo revelou que a mulher continua sendo representada como algo objetificado e submisso tanto ao leitor quanto a outros participantes representados na imagem, revelando que mudanças profundas nos estereótipos divulgados pela mídia e pelo gênero calendário feminino ainda precisam ser adotadas para que imagens de igualdade entre os gêneros sejam realmente incorporadas pela publicidade.
Références
BLUM, Sarahjane; MEISEL, Louis; HANSON, Dian. The art of pin-up. Taschen. 2014.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Matthiessen Ingemar. An introduction to Functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.
HUDSON, David; BERGMAN, Marvin; HORTON, Loren (orgs). The Biographical Dictionary of Iowa. University of Iowa Press. 2008. p. 380-381. Disponível em: http://uipress.lib.uiowa.edu/bdi/. Acesso em: 13 jul. 2020.
KRESS, Gunter. Multimodality: A Social Semiotics Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge. 2010.
KRESS, Gunter; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Theo Hodder Education, 2001.
KRESS, Gunter; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. Routledge: London. 2006.
MEMÓRIA, Paula Roberta Fernandes. A imagem da mulher na moda: Uma análise das representações dos corpos femininos nas fotografias publicitárias da marca Dolce & Gabbana. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará. 2012.
MEYEROWITZ, Joanne. "Women, Cheesecake, and Borderline Material: Responses to Girlie Pictures in the Mid-Twentieth-Century U.S." Journal of Women's History, vol. 8 no. 3, p. 9-35. 1996. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/363799/pdf. Acesso em 13 jul. 2020.
MITCHELL, Victoria Coren. A ‘new’ Pirelli calendar? No, it’s just a retread. The Guardian. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/dec/04/new-pirelli-calendar-feminist-girls-tyre-company. Acesso em: 22 jul. 2020.
PITCHER, Eleonor. The Pirelli Calendar Today: Promiscuous or Political? The Cambridge Student. 2019. Disponível em: https://www.tcs.cam.ac.uk/the-pirelli-calendar-today-promiscuous-or-political/. Acesso em: 22 jul. 2020.
PIRELLI CALENDAR. The three eras of "The Cal™. 2019. Disponível em: http://pirellicalendar.pirelli.com/en/the-three-eras-of-the-cal. Acesso em: 24 dez. 2019.
PIRELLI. O Calendário Pirelli de Helmut Newton. 2016. Disponível em: https://www.pirelli.com/global/pt-br/life/o-calendario-pirelli-de-helmut-newton. Acesso em: 24 dez. 2019.
RIBEIRO, K. da R. Argumento e argumentação: interface entre a abordagem teórica dos conceitos na lógica e nos estudos linguísticos. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 02, n. 01, p. 71 – 84, jan./jun. 2013.
SOARES, Camila Eloine da Silva. A representação da mulher através do olhar de Annie Leibovitz para o Calendário Pirelli 2016. Monografia. Bacharelado em Comunicação Social. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2018. 103 p. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/190040/001090530.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 jul. 2020.
SAGGESE, Antonio Jose. Imaginando a mulher pin-up, da chérette à playmate. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Filosofia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-29012009-150456/publico/ANTONIO_JOSE_SAGGESE.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
TWEEDALE, Sophie. Call the new Pirelli calendar whatever you like, but don't call it empowering for middle-aged women like me. Independent. 2017. Disponível em: https://www.independent.co.uk/voices/pirelli-calendar-2017-helen-mirren-robin-wright-julianne-moore-kate-winslet-feminist-empowering-a7447941.html. Acesso em: 22 jul. 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisco Wellington Borges Gomes, Jaqueline, Caroline 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.