Semiótica social, multimodalidade e Youtube®
um estudo de caso sobre projeções de identidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e82410Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, que, considerando a popularidade da plataforma YouTube®, tem dois objetivos principais: o primeiro é mostrar uma metodologia que desenvolvemos para análise de vídeo; o segundo é analisar identidades apresentadas pelos chamados “influenciadores”, através de modos semióticos visuais e cinéticos. O corpus de análise são vídeos de um canal do YouTube® bem conhecido pelo público, principalmente no Brasil: SmallAdvantages, de Gavin Roy. A partir da Semiótica Social (HODGE; KRESS,1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) e sob a ótica da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010), iniciamos nossa pesquisa elencando quatro categorias: a) aparência do youtuber; b) cenário e ambientação; c) câmera e edição; d) uso das cores. Para a análise, utilizamos a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021), a Teoria dos Metamodos Kineikônicos (BURN, 2013) e os estudos sobre Cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002). Embora o youtuber tente passar uma imagem despojada e natural diante de seu público seguidor, ainda assim, percebemos uma tentativa de harmonização e validação realizada pela orquestração dos modos visuais e cinéticos.
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