Semiótica social, multimodalidade e Youtube®
um estudo de caso sobre projeções de identidade
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e82410Résumé
Este trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado, que, considerando a popularidade da plataforma YouTube®, tem dois objetivos principais: o primeiro é mostrar uma metodologia que desenvolvemos para análise de vídeo; o segundo é analisar identidades apresentadas pelos chamados “influenciadores”, através de modos semióticos visuais e cinéticos. O corpus de análise são vídeos de um canal do YouTube® bem conhecido pelo público, principalmente no Brasil: SmallAdvantages, de Gavin Roy. A partir da Semiótica Social (HODGE; KRESS,1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) e sob a ótica da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010), iniciamos nossa pesquisa elencando quatro categorias: a) aparência do youtuber; b) cenário e ambientação; c) câmera e edição; d) uso das cores. Para a análise, utilizamos a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021), a Teoria dos Metamodos Kineikônicos (BURN, 2013) e os estudos sobre Cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002). Embora o youtuber tente passar uma imagem despojada e natural diante de seu público seguidor, ainda assim, percebemos uma tentativa de harmonização e validação realizada pela orquestração dos modos visuais e cinéticos.
Références
BENSON, Phil. The Discourse of YouTube: Multimodal Text in a Global Context. New York: Routledge, 2017. 133 p.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: A Social Semiotic Frame. New York: Routledge, 2016.
BURGESS, J; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital: Como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
BURN, A. The Kineikonic Mode: Towards a Multimodal Approach to Moving Image Media. In: JEWITT, C. (ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2nd. ed. Londres: Routledge, 2013. p. 375-385.
DJONOV, E.; KNOX, J. S. How to analyse Webpages. In: NORIS, S.; MAIER, C. D. (ed.). Interactions, Images and Texts: A Reader in Multimodality. Berlin: Walter de Gruyter, Inc., 2014. p. 171-193.
GUALBERTO, C.; KRESS, G. Social Semiotics. In: HOBBS, R.; MIHAILIDIS, P. (eds.) International Encyclopedia of Media Literacy. New York: Wiley-Blackwell, 2019.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 1. ed. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a Social-Semiotic perspective. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Hodder Arnold, 2004.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.
KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.
KRESS, G., LEITE-GARCIA, R., van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: van DIJK, T. A. El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000. p. 335-371.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a Semiotic Mode: Notes for a Grammar of Colour. Visual Communication, Londres, v. 1, ed. 3, p. 343-368, 2002.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold; New York: Oxford University Press, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2.ed. London; New York: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 3. ed. London; New York: Routledge, 2021.
LANGE, Patricia G. Thanks for Watching: An Anthropological Study of Video Sharing on YouTube. Louisville: University Press of Colorado, 2019.
MENDES, G. Canal “Outra História”: o uso do Youtube como ferramenta pedagógica para o ensino de História. Dissertação. Mestrado Profissional em Ensino de História – UNIRIO. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.
PINTO, T.; ZANETTI, D. Desinformação e Fake News: uma revisão de literatura. In: 6º SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES. Universidade Federal do Espírito Santo, Set. 2020.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Saluna, 2009.
RIPOLL, L.; MATOS, J. C. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, 2017.
SANTOS, Z. B.; PIMENTA, S. Da Semiótica Social à Multimodalidade: A Orquestração de Significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 295-324, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Clarice Lage Gualberto, Regina Brito, Sônia Pimenta 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.