Social semiotics, multimodality and Youtube®

a case study on identity

Authors

  • Clarice Lage Gualberto UFMG
  • Regina Brito UFMG
  • Sônia Pimenta UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e82410

Abstract

This article is the result of a doctoral research, which, considering the popularity of the YouTube® platform, has two main objectives: the first is to show a methodology that we developed for video analysis; the second is to analyze identities presented by so-called “influencers” through visual and kinetic semiotic modes. The corpus of analysis are videos from a YouTube® channel well known by the public, mainly in Brazil: SmallAdvantages, by Gavin Roy. Based on Social Semiotics (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) and from the perspective of multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010), we started our research listing four categories: a) the appearance of the youtuber; b) setting; c) camera and editing; d) the use of colors. For the analysis, we used the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021), the Theory of Kineikonic Metamodes (BURN, 2013), and studies on Color (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002). Although the youtuber tries to show a stripped and natural image of himself in front of his following audience, even so, we see an attempt at harmonization and validation carried out by the orchestration of visual and kinetic modes.

Author Biographies

Clarice Lage Gualberto, UFMG

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2008). É mestre e doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG (2012 e 2016). Durante o doutorado, participou do programa "sanduíche" da CAPES, cursando 5 meses em Londres, University College London (UCL). Atualmente, desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na UFMG (desde 2016) na área de análise do discurso e semiótica. Tem experiência em docência (educação básica, profissionalizante e superior), análise e produção de materiais didáticos, tradução, revisão e ilustração. Suas publicações têm como foco os seguintes temas: semiótica, ensino, materiais didáticos, design e multimodalidade.

Regina Brito, UFMG

Doutora em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Licenciada em Letras (inglês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Foi membro da equipe de supervisão do Curso de Inglês do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (2009-2011). Participou como membro dos grupos de extensão e pesquisa ?Meninos do Rio? (2003-3004), ?Frutos do Morro? (2003-2004) e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Violência (2006), coordenados pela Profa. Doutora Elza Machado de Melo, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente participa do grupo de estudos sobre Análise do Discurso, coordenado pela Profa. Doutora Sônia Maria de Oliveira Pimenta, da Faculdade de Letras da UFMG. Foi professora substituta do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Faculdade de Letras da UFMG (1995-1996). Tem ampla experiência em instituições de ensino superior, não somente como docente, mas também como membro de bancas de TCC e de orientação em projetos interdisciplinares. É fluente em inglês e tem conhecimentos básicos de francês e de espanhol. Com um enfoque teórico principalmente ligado à Semiótica Social e à Multimodalidade vem atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Práticas Identitárias, Comunidades Interpretativas, Linguagem Não-Verbal, Interações on-line e Interações Médico / Paciente.

Sônia Pimenta, UFMG

Possui graduação em Linguística e Francês pela Universidade de Georgetown (1975), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social, gramática sistêmico- funcional, avaliatividade, análise do discurso e gênero. Pós-doutorado em multimodalidade pela UFSC.

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Published

2021-11-10