A obra de arte literária digital

entre o truque, a decepção e a vanguarda

Autores

  • Alamir Aquino Corrêa Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83062

Resumo

Com o advento da literatura digital, produzida e fruída em ambiente digital, pululam inquietações, mormente pela ausência de tradição crítico-pedagógica e por certo temor diante dos novos objetos, em termos de sonoridades, pictorialidades e interrelações. Certas questões se tornam prementes, no âmbito das materialidades do objeto digital: os procedimentos intermedializantes e seus potenciais significados, a experiência multimediática e os textos teórico-explicativos que, por vezes, os acompanham, aqui denominados de paratextuais. Assim, ao longo do texto, discuto os conceitos de forma, desforma, instalação, interpretação, cânone e tradição, em ligeira visitação ao poema digital “O cosmonauta” de Wilton Azevedo e Alckmar dos Santos.

Biografia do Autor

Alamir Aquino Corrêa, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Literaturas Hispânicas - Indiana University Bloomington (1990). Professor Sênior do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, morte na literatura, teoria literária, literatura digital, história literária.

Referências

AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 1997, pp. 1–2.

AZCÁRATE, Asunción López-Varela; ZEPETENEK, Steven Totosy. Towards Intermediality in Contemporary Cultural Practices and Education. La intermedialidad / Intermediality. Cultura, Lenguaje y Representación / Culture, Language and Representation, Castellón de la Plan, n. 6: pp. 65-82, 2008. Disponível em: https://www.e-revistes.uji.es/index.php/clr/article/view/40.

AZEVEDO, Wilton; LOBO, Dalva de Souza, SANTOS, Alckmar Luiz dos. O Cosmonauta: roteiros de uma criação. In: VILAROUCA, Cláudia G.; TAVARES, Otávio G.; MOURA, Cláudio A. C. (Eds.). Criação Digital: Prática e Reflexão. Florianópolis: Copiart, 2014. 19-45.

BACKE, Hans-Joachim. Introduction. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 239–241, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs038

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1998.

BOOTZ, Philippe; BALDWIN, Sandy eds. Regards Croisés: Perspectives on Digital Literature. Morgantown, WV: West Virginia U Press, 2010.

CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, n. 14, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.0.10-41

COLLIER, Michael et. Poetry and new media: a users guide. Chicago: Harriet Monroe Poetry Institute, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/poetry-and-new-media-a-users-guide#

CORNOCK, Stroud; EDMONDS, Ernest. The creative process where the artist is amplified or superseded by the computer. Leonardo, Cambridge (MA), v. 6, n. 1, pp. 11-16, 1973. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1572419.

CORRÊA, Alamir Aquino. Literatura: contexto digital, hipercolonialismo e materialidades. Estud. Lit. Bras. Contemp, Brasília, n.47, pp. 119-140, 2016,. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-4018476.

CORRÊA, Alamir Aquino; ISRAEL, Marília. Blog literário: alguns comentários. Texto Digital, Florianópolis, v. 11, n. 1, pp. 420-443, 2015. Disponível em https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p420.

CROXAL, Brian. Twitter, Tumblr, Microblogging. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. Pp. 492-495.

DIESNER, J.; CARLEY, K. M.. WYSIWII –What You See Is What It Is: Informed Approximation of Relational Data from Texts. Presentation at General Online Research (GOR) Conference, Vienna, Austria, April 2009. Disponível em: http://jdiesnerlab.ischool.illinois.edu/publications/diesner_WYSIWII_GOR2009.pdf

DRUCKER, Johanna. SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: Chicago University Press, 2009.

ECO, Umberto. Apocalipticos e integrados. Madrid: Lumen, 1984

ESKELINEN, Markku. 2012. Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory. London: Continuum, 2012.

FERRANDO, Francesca. Posthumanism, Transhumanism, Antihumanism, Metahumanism, and New Materialisms Differences and Relations. Existenz, vol. 8, n. 2, pp. 26-32, 2013. Disponível em: https://www.existenz.us/volumes/Vol.8-2Ferrando.pdf

FISCHER, Steven R. História da escrita. São Paulo: UNESP, 2009.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguales y desconectados. Barcelona: Gedisa, 2004.

GIANETTI, Claudia. Estética digital. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

KINDERMAN, William. Genetic Criticism as an Integrating Focus for Musicology and Music Analysis. Revue de musicologie, Paris, vol. 98, n. 1, pp. 15-42, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24391942

LEONARDI, Paul M. Digital materiality? How artifacts without matter, matter. First Monday, Chicago, vol. 15, n. 6-7, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5210/ fm.v15i6.3036.

LÓPEZ, Dolores Romero. Poetics of crisis or crisis of poetics in digital reading/writing? The case of Spanish digital literature. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 305–320, set. 2012.. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs030.

MENDES, João Maria. Introdução às Intermedialidades. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema, 2011.

PAGE, Ruth. Blogs. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 42-45

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, vol. 9, n. 5, pp. 1-6, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816.

RETTBERG, Scott. Communitizing Electronic Literature. Digital Humanities Quaterly, vol. 3, n. 2. 2009. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/2/000046/ 000046.html.

SALTER, Anastasia. Writing under Constraint. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 533-536.

SANTOS, Alckmar Luiz dos. Novas estratégias de antropofagia na literatura digital. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania, (Eds.). Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo: UPF Editora, 2007. pp. 15-31.

SANZ, Amelia; GOICOECHEA. María. Literary reading rituals and practices on new interfaces. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 331-246, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs037

SIMANOWSKI, Roberto. Reading Digital Literature: a subject between media and methods. Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching. In: SIMANOWSKI, Roberto; SCHÄFFER, Jörgen; GENDOLLA, Peter (Eds.). New Brunswick: Transcript, 2010. 15-28.

SIMANOWSKI, Roberto. Digital and Net Art. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. 133-138.

STREHOVEC, Janez. In search of novel poetic territories. In: ESKELINEN, M.; KOSKIMAA, R. (Eds.). (2010). The Cybertext Yearbook 2010. Jyväskylä: University of Jyväskylä, 2010. pp. 1-7.

Downloads

Publicado

2022-05-02