A obra de arte literária digital
entre o truque, a decepção e a vanguarda
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83062Resumo
Com o advento da literatura digital, produzida e fruída em ambiente digital, pululam inquietações, mormente pela ausência de tradição crítico-pedagógica e por certo temor diante dos novos objetos, em termos de sonoridades, pictorialidades e interrelações. Certas questões se tornam prementes, no âmbito das materialidades do objeto digital: os procedimentos intermedializantes e seus potenciais significados, a experiência multimediática e os textos teórico-explicativos que, por vezes, os acompanham, aqui denominados de paratextuais. Assim, ao longo do texto, discuto os conceitos de forma, desforma, instalação, interpretação, cânone e tradição, em ligeira visitação ao poema digital “O cosmonauta” de Wilton Azevedo e Alckmar dos Santos.
Referências
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 1997, pp. 1–2.
AZCÁRATE, Asunción López-Varela; ZEPETENEK, Steven Totosy. Towards Intermediality in Contemporary Cultural Practices and Education. La intermedialidad / Intermediality. Cultura, Lenguaje y Representación / Culture, Language and Representation, Castellón de la Plan, n. 6: pp. 65-82, 2008. Disponível em: https://www.e-revistes.uji.es/index.php/clr/article/view/40.
AZEVEDO, Wilton; LOBO, Dalva de Souza, SANTOS, Alckmar Luiz dos. O Cosmonauta: roteiros de uma criação. In: VILAROUCA, Cláudia G.; TAVARES, Otávio G.; MOURA, Cláudio A. C. (Eds.). Criação Digital: Prática e Reflexão. Florianópolis: Copiart, 2014. 19-45.
BACKE, Hans-Joachim. Introduction. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 239–241, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs038
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1998.
BOOTZ, Philippe; BALDWIN, Sandy eds. Regards Croisés: Perspectives on Digital Literature. Morgantown, WV: West Virginia U Press, 2010.
CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, n. 14, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.0.10-41
COLLIER, Michael et. Poetry and new media: a users guide. Chicago: Harriet Monroe Poetry Institute, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/poetry-and-new-media-a-users-guide#
CORNOCK, Stroud; EDMONDS, Ernest. The creative process where the artist is amplified or superseded by the computer. Leonardo, Cambridge (MA), v. 6, n. 1, pp. 11-16, 1973. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1572419.
CORRÊA, Alamir Aquino. Literatura: contexto digital, hipercolonialismo e materialidades. Estud. Lit. Bras. Contemp, Brasília, n.47, pp. 119-140, 2016,. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-4018476.
CORRÊA, Alamir Aquino; ISRAEL, Marília. Blog literário: alguns comentários. Texto Digital, Florianópolis, v. 11, n. 1, pp. 420-443, 2015. Disponível em https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p420.
CROXAL, Brian. Twitter, Tumblr, Microblogging. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. Pp. 492-495.
DIESNER, J.; CARLEY, K. M.. WYSIWII –What You See Is What It Is: Informed Approximation of Relational Data from Texts. Presentation at General Online Research (GOR) Conference, Vienna, Austria, April 2009. Disponível em: http://jdiesnerlab.ischool.illinois.edu/publications/diesner_WYSIWII_GOR2009.pdf
DRUCKER, Johanna. SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: Chicago University Press, 2009.
ECO, Umberto. Apocalipticos e integrados. Madrid: Lumen, 1984
ESKELINEN, Markku. 2012. Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory. London: Continuum, 2012.
FERRANDO, Francesca. Posthumanism, Transhumanism, Antihumanism, Metahumanism, and New Materialisms Differences and Relations. Existenz, vol. 8, n. 2, pp. 26-32, 2013. Disponível em: https://www.existenz.us/volumes/Vol.8-2Ferrando.pdf
FISCHER, Steven R. História da escrita. São Paulo: UNESP, 2009.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguales y desconectados. Barcelona: Gedisa, 2004.
GIANETTI, Claudia. Estética digital. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.
KINDERMAN, William. Genetic Criticism as an Integrating Focus for Musicology and Music Analysis. Revue de musicologie, Paris, vol. 98, n. 1, pp. 15-42, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24391942
LEONARDI, Paul M. Digital materiality? How artifacts without matter, matter. First Monday, Chicago, vol. 15, n. 6-7, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5210/ fm.v15i6.3036.
LÓPEZ, Dolores Romero. Poetics of crisis or crisis of poetics in digital reading/writing? The case of Spanish digital literature. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 305–320, set. 2012.. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs030.
MENDES, João Maria. Introdução às Intermedialidades. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema, 2011.
PAGE, Ruth. Blogs. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 42-45
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, vol. 9, n. 5, pp. 1-6, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816.
RETTBERG, Scott. Communitizing Electronic Literature. Digital Humanities Quaterly, vol. 3, n. 2. 2009. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/2/000046/ 000046.html.
SALTER, Anastasia. Writing under Constraint. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 533-536.
SANTOS, Alckmar Luiz dos. Novas estratégias de antropofagia na literatura digital. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania, (Eds.). Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo: UPF Editora, 2007. pp. 15-31.
SANZ, Amelia; GOICOECHEA. María. Literary reading rituals and practices on new interfaces. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 331-246, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs037
SIMANOWSKI, Roberto. Reading Digital Literature: a subject between media and methods. Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching. In: SIMANOWSKI, Roberto; SCHÄFFER, Jörgen; GENDOLLA, Peter (Eds.). New Brunswick: Transcript, 2010. 15-28.
SIMANOWSKI, Roberto. Digital and Net Art. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. 133-138.
STREHOVEC, Janez. In search of novel poetic territories. In: ESKELINEN, M.; KOSKIMAA, R. (Eds.). (2010). The Cybertext Yearbook 2010. Jyväskylä: University of Jyväskylä, 2010. pp. 1-7.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alamir Aquino Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.