A obra de arte literária digital
entre o truque, a decepção e a vanguarda
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83062Résumé
Com o advento da literatura digital, produzida e fruída em ambiente digital, pululam inquietações, mormente pela ausência de tradição crítico-pedagógica e por certo temor diante dos novos objetos, em termos de sonoridades, pictorialidades e interrelações. Certas questões se tornam prementes, no âmbito das materialidades do objeto digital: os procedimentos intermedializantes e seus potenciais significados, a experiência multimediática e os textos teórico-explicativos que, por vezes, os acompanham, aqui denominados de paratextuais. Assim, ao longo do texto, discuto os conceitos de forma, desforma, instalação, interpretação, cânone e tradição, em ligeira visitação ao poema digital “O cosmonauta” de Wilton Azevedo e Alckmar dos Santos.
Références
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 1997, pp. 1–2.
AZCÁRATE, Asunción López-Varela; ZEPETENEK, Steven Totosy. Towards Intermediality in Contemporary Cultural Practices and Education. La intermedialidad / Intermediality. Cultura, Lenguaje y Representación / Culture, Language and Representation, Castellón de la Plan, n. 6: pp. 65-82, 2008. Disponível em: https://www.e-revistes.uji.es/index.php/clr/article/view/40.
AZEVEDO, Wilton; LOBO, Dalva de Souza, SANTOS, Alckmar Luiz dos. O Cosmonauta: roteiros de uma criação. In: VILAROUCA, Cláudia G.; TAVARES, Otávio G.; MOURA, Cláudio A. C. (Eds.). Criação Digital: Prática e Reflexão. Florianópolis: Copiart, 2014. 19-45.
BACKE, Hans-Joachim. Introduction. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 239–241, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs038
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1998.
BOOTZ, Philippe; BALDWIN, Sandy eds. Regards Croisés: Perspectives on Digital Literature. Morgantown, WV: West Virginia U Press, 2010.
CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, n. 14, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.0.10-41
COLLIER, Michael et. Poetry and new media: a users guide. Chicago: Harriet Monroe Poetry Institute, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/poetry-and-new-media-a-users-guide#
CORNOCK, Stroud; EDMONDS, Ernest. The creative process where the artist is amplified or superseded by the computer. Leonardo, Cambridge (MA), v. 6, n. 1, pp. 11-16, 1973. Disponível em: https://doi.org/10.2307/1572419.
CORRÊA, Alamir Aquino. Literatura: contexto digital, hipercolonialismo e materialidades. Estud. Lit. Bras. Contemp, Brasília, n.47, pp. 119-140, 2016,. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2316-4018476.
CORRÊA, Alamir Aquino; ISRAEL, Marília. Blog literário: alguns comentários. Texto Digital, Florianópolis, v. 11, n. 1, pp. 420-443, 2015. Disponível em https://doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p420.
CROXAL, Brian. Twitter, Tumblr, Microblogging. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. Pp. 492-495.
DIESNER, J.; CARLEY, K. M.. WYSIWII –What You See Is What It Is: Informed Approximation of Relational Data from Texts. Presentation at General Online Research (GOR) Conference, Vienna, Austria, April 2009. Disponível em: http://jdiesnerlab.ischool.illinois.edu/publications/diesner_WYSIWII_GOR2009.pdf
DRUCKER, Johanna. SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: Chicago University Press, 2009.
ECO, Umberto. Apocalipticos e integrados. Madrid: Lumen, 1984
ESKELINEN, Markku. 2012. Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory. London: Continuum, 2012.
FERRANDO, Francesca. Posthumanism, Transhumanism, Antihumanism, Metahumanism, and New Materialisms Differences and Relations. Existenz, vol. 8, n. 2, pp. 26-32, 2013. Disponível em: https://www.existenz.us/volumes/Vol.8-2Ferrando.pdf
FISCHER, Steven R. História da escrita. São Paulo: UNESP, 2009.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Diferentes, desiguales y desconectados. Barcelona: Gedisa, 2004.
GIANETTI, Claudia. Estética digital. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.
KINDERMAN, William. Genetic Criticism as an Integrating Focus for Musicology and Music Analysis. Revue de musicologie, Paris, vol. 98, n. 1, pp. 15-42, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24391942
LEONARDI, Paul M. Digital materiality? How artifacts without matter, matter. First Monday, Chicago, vol. 15, n. 6-7, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5210/ fm.v15i6.3036.
LÓPEZ, Dolores Romero. Poetics of crisis or crisis of poetics in digital reading/writing? The case of Spanish digital literature. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 305–320, set. 2012.. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs030.
MENDES, João Maria. Introdução às Intermedialidades. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema, 2011.
PAGE, Ruth. Blogs. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 42-45
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, vol. 9, n. 5, pp. 1-6, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10748120110424816.
RETTBERG, Scott. Communitizing Electronic Literature. Digital Humanities Quaterly, vol. 3, n. 2. 2009. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/2/000046/ 000046.html.
SALTER, Anastasia. Writing under Constraint. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. pp. 533-536.
SANTOS, Alckmar Luiz dos. Novas estratégias de antropofagia na literatura digital. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania, (Eds.). Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo: UPF Editora, 2007. pp. 15-31.
SANZ, Amelia; GOICOECHEA. María. Literary reading rituals and practices on new interfaces. Literary and Linguistic Computing, Oxford, vol. 27, n. 3, pp. 331-246, set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1093/llc/fqs037
SIMANOWSKI, Roberto. Reading Digital Literature: a subject between media and methods. Reading Moving Letters: Digital Literature in Research and Teaching. In: SIMANOWSKI, Roberto; SCHÄFFER, Jörgen; GENDOLLA, Peter (Eds.). New Brunswick: Transcript, 2010. 15-28.
SIMANOWSKI, Roberto. Digital and Net Art. In: RYAN, Marie-Laure; EMERSON, Lori; ROBERTSON, Benjamin J., (Eds.). The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins, 2014. 133-138.
STREHOVEC, Janez. In search of novel poetic territories. In: ESKELINEN, M.; KOSKIMAA, R. (Eds.). (2010). The Cybertext Yearbook 2010. Jyväskylä: University of Jyväskylä, 2010. pp. 1-7.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Alamir Aquino Corrêa 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.
