Do texto visual ao texto escrito

um estudo multimodal de duas propostas de redação do Programa Desafio Nota 1000 em ambientes digitais

Autores

  • Maria Zenaide Valdivino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fabiana Ferreira Queiroga Lins
  • Francisco Edson de Freitas Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e83429

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar articulações entre textos multimodais digitais apresentados em propostas de redação do Programa Desafio Nota 1000 — 2ª e 5ª edições realizadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) em 2021 — e orientações para leitura e produção textual visando à prática dos estudantes para escrita de texto dissertativo-argumentativo em modelo proposto pelo ENEM. Para tanto, analisamos a multimodalidade em duas propostas de redação veiculadas em ambientes digitais, a partir da disposição de textos motivadores verbo-visuais, em consonância com as metafunções da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (1996, 2006, 2021). Em uma perspectiva teórico-metodológica, situamos o estudo no campo da Linguística Aplicada, com base em discussões de autores como Hodge e Kress (1988), Cope; Kalantzis (2000), Kress (2001, 2003, 2010), Silva (2016), entre outros, acerca da Multimodalidade e da Semiótica Social, a partir de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativista. Os resultados demonstraram que os alunos precisam estar inseridos em um ambiente de práticas de letramentos visuais para produzirem sentidos, a partir da relação de significados sociais entre os textos verbais e não verbais. Desse modo, concluímos que a formação de leitores/produtores de textos multimodais nessas propostas, faz-se indispensável, tendo em vista a necessidade de que os participantes desenvolvam maior proficiência na leitura crítico/visual dos textos motivadores, permitindo assim uma produção escrita condizente não apenas à matriz avaliativa do ENEM, mas também à produção de sentidos inerente a todo texto multimodal.

Biografia do Autor

Maria Zenaide Valdivino da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (UCL, 2015), no Instituto de Educação (IOE). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada também pela UECE (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos.

Fabiana Ferreira Queiroga Lins

Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista (2018) e em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e professora da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira. Atuou como professora do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e coordenadora de Área de Linguagem, códigos e suas tecnologias do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e, como professora do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da EJA da EEEFM Professor Crispim Coelho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Letras e Linguística.

Francisco Edson de Freitas Lopes

Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); com habilitação em Língua Inglesa; Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Escola de Idiomas Wizard - Sousa. Ex-Bolsista de Iniciação à Docência pelo PIBID/CFP/UFCG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa e suas Literaturas.

Referências

ARAÚJO, A. D. Gêneros multimodais: mapeando pesquisas no Brasil. In: Linguagem em Foco – Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE/Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, v. 3. n. 5. p. 13-24, 2011.

ALMEIDA, D. B. L. Do Texto às Imagens: As Novas Fronteiras do Letramento Visual. In: PEREIRA, R. C. ROCCA, P. (org). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal texts: a social semiotic account of designs for learning. Written Communication, v. 25, n. 2, p. 166-195, 2008.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Visualizing English: a social semiotic history of a school subject. Visual Communication, v. 8, n. 3, p. 247-262, 2009.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Young people, Facebook and pedagogy: Recognizing contemporary forms of multimodal text making. In: KONTOPODIS, M.; VARVANTAKIS, C.; DAFERMOS, M.; WULF, C. Youth, Tube, Media: Qualitative insights and international perspectives. Berlin: Waxmann, 2014. 1-15.

BEZEMER, J.; KRESS, G. The textbook in a changing multimodal landscape. In: KLUG, N. M; STOCKL, H. Language in Multimodal Contexts. New York/Berlin: De Gruyter, 2015. 21-28.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social frame. New York: Routledge, 2016.

CAZDEN, et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, Harvard, n. 66.1, Spring, 1996.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Routledge, 2000.

DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 178.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 [1992].

GEE, J. P. The capacities of literacy and Paulo Freire. In.: GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. New York: Routledge, 2015. p. 77-89.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.

JEWITT, C. (ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009.

KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 1. ed. London: Routledge, 1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Front pages: (The critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, A.; GARRET, P. (ed.). Approaches to media discourse. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London, New York: Arnold; Oxford University Press, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed. London: Routledge, 2021.

MARTINEC, R.; SALWAY, A. A System for Image - Text Relation in New (and old) Media. Visual Communication, UK, v. 4, n. 3, p. 337, 2005.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Ed. Parábola, 2012.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 64, p. 21-34, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVA, M. Z. V. O letramento multimodal crítico no ensino fundamental: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente. Tese (doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2016.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 01, p. 60-92, spring, 1996.

VIEIRA, J. A.; SILVESTRE, C. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Edição do Kindle, 2015.

WALSH, M. Pedagogic Potentials of Multimodal Literacy. In: Pedagogic Potentials of Multimodal Literacy. In Tan Wee Hin, L., and Subramanian, R. (eds.). Handbook of Research on New Media, 2009. p. 1-16.

Downloads

Publicado

2021-11-10