Do texto visual ao texto escrito

um estudo multimodal de duas propostas de redação do Programa Desafio Nota 1000 em ambientes digitais

Autores/as

  • Maria Zenaide Valdivino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Fabiana Ferreira Queiroga Lins
  • Francisco Edson de Freitas Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e83429

Resumen

Este artigo tem o objetivo de investigar articulações entre textos multimodais digitais apresentados em propostas de redação do Programa Desafio Nota 1000 — 2ª e 5ª edições realizadas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) em 2021 — e orientações para leitura e produção textual visando à prática dos estudantes para escrita de texto dissertativo-argumentativo em modelo proposto pelo ENEM. Para tanto, analisamos a multimodalidade em duas propostas de redação veiculadas em ambientes digitais, a partir da disposição de textos motivadores verbo-visuais, em consonância com as metafunções da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (1996, 2006, 2021). Em uma perspectiva teórico-metodológica, situamos o estudo no campo da Linguística Aplicada, com base em discussões de autores como Hodge e Kress (1988), Cope; Kalantzis (2000), Kress (2001, 2003, 2010), Silva (2016), entre outros, acerca da Multimodalidade e da Semiótica Social, a partir de uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e interpretativista. Os resultados demonstraram que os alunos precisam estar inseridos em um ambiente de práticas de letramentos visuais para produzirem sentidos, a partir da relação de significados sociais entre os textos verbais e não verbais. Desse modo, concluímos que a formação de leitores/produtores de textos multimodais nessas propostas, faz-se indispensável, tendo em vista a necessidade de que os participantes desenvolvam maior proficiência na leitura crítico/visual dos textos motivadores, permitindo assim uma produção escrita condizente não apenas à matriz avaliativa do ENEM, mas também à produção de sentidos inerente a todo texto multimodal.

Biografía del autor/a

Maria Zenaide Valdivino da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (UCL, 2015), no Instituto de Educação (IOE). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada também pela UECE (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos.

Fabiana Ferreira Queiroga Lins

Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista (2018) e em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e professora da EEEFM Monsenhor Constantino Vieira. Atuou como professora do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e coordenadora de Área de Linguagem, códigos e suas tecnologias do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e, como professora do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da EJA da EEEFM Professor Crispim Coelho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Letras e Linguística.

Francisco Edson de Freitas Lopes

Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); com habilitação em Língua Inglesa; Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Escola de Idiomas Wizard - Sousa. Ex-Bolsista de Iniciação à Docência pelo PIBID/CFP/UFCG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa e suas Literaturas.

Citas

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Publicado

2021-11-10