A jornada de aurora na transmídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83739

Resumo

O presente trabalho busca analisar a forma de apropriação feita pelo jogo Child of Light das narrativas tradicionais de passagem para vida adulta em seu caráter metafórico e transmidiático. A narrativa do jogo, apresentada em versos, dialoga com alguns contos de fadas, principalmente com A Bela Adormecida. Tanto o nome da protagonista, Aurora, quanto sua condição inicial no jogo, a de estar em um sono profundo, remete-nos ao clássico infantil. Sendo assim, para a investigação proposta, pretende-se identificar e analisar as características específicas dos gêneros contos de fadas e videogame, assim como analisar sua estrutura narrativa, temática e elementos que contribuem para a interação leitor-obra nos dois gêneros em questão, a saber: os elementos textuais e paratextuais nos contos de fadas e os relacionados à jogabilidade no videogame. Pretende-se ainda comparar as narrativas, analisando a presença da intertextualidade. Como principal fundamentação teórica desta pesquisa destacamos: os estudos sobre literatura infantil de Peter Hunt; os estudos sobre a estrutura dos contos de fadas de Vladimir Propp; os estudos sobre jogos digitais de Juul, de Murray e de Ryan.

Biografia do Autor

Sabrina Ramos Gomes, CEFET/MG

Bacharel em Letras Tecnologias da Edição pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Mestre pelo Programa de Estudos de Linguagem do CEFET/MG, atualmente pesquisa o uso de jogos digitais no ensino da língua inglesa. Tem interesse nas áreas de recursos digitais para ensino de LE, jogos digitais, experiências alternativas de ensino, ensino fora de sala de aula, materiais didáticos digitais, novas tecnologias em comunicação.

Wagner Moreira, CEFET - MG

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da UFMG em 2009. É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens e como professor no Curso de Letras - Tecnologias da Edição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura contemporânea de língua portuguesa; e em processos de edição.

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Publicado

2022-05-02