A jornada de aurora na transmídia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83739Resumo
O presente trabalho busca analisar a forma de apropriação feita pelo jogo Child of Light das narrativas tradicionais de passagem para vida adulta em seu caráter metafórico e transmidiático. A narrativa do jogo, apresentada em versos, dialoga com alguns contos de fadas, principalmente com A Bela Adormecida. Tanto o nome da protagonista, Aurora, quanto sua condição inicial no jogo, a de estar em um sono profundo, remete-nos ao clássico infantil. Sendo assim, para a investigação proposta, pretende-se identificar e analisar as características específicas dos gêneros contos de fadas e videogame, assim como analisar sua estrutura narrativa, temática e elementos que contribuem para a interação leitor-obra nos dois gêneros em questão, a saber: os elementos textuais e paratextuais nos contos de fadas e os relacionados à jogabilidade no videogame. Pretende-se ainda comparar as narrativas, analisando a presença da intertextualidade. Como principal fundamentação teórica desta pesquisa destacamos: os estudos sobre literatura infantil de Peter Hunt; os estudos sobre a estrutura dos contos de fadas de Vladimir Propp; os estudos sobre jogos digitais de Juul, de Murray e de Ryan.
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