A jornada de aurora na transmídia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e83739Resumo
O presente trabalho busca analisar a forma de apropriação feita pelo jogo Child of Light das narrativas tradicionais de passagem para vida adulta em seu caráter metafórico e transmidiático. A narrativa do jogo, apresentada em versos, dialoga com alguns contos de fadas, principalmente com A Bela Adormecida. Tanto o nome da protagonista, Aurora, quanto sua condição inicial no jogo, a de estar em um sono profundo, remete-nos ao clássico infantil. Sendo assim, para a investigação proposta, pretende-se identificar e analisar as características específicas dos gêneros contos de fadas e videogame, assim como analisar sua estrutura narrativa, temática e elementos que contribuem para a interação leitor-obra nos dois gêneros em questão, a saber: os elementos textuais e paratextuais nos contos de fadas e os relacionados à jogabilidade no videogame. Pretende-se ainda comparar as narrativas, analisando a presença da intertextualidade. Como principal fundamentação teórica desta pesquisa destacamos: os estudos sobre literatura infantil de Peter Hunt; os estudos sobre a estrutura dos contos de fadas de Vladimir Propp; os estudos sobre jogos digitais de Juul, de Murray e de Ryan.
Referências
CAMPBELL, Joseph. Deusas: Os mistérios do Divino Feminino. São Paulo: Palas Athena, 2015.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREITAS, Filipe Alves de. A Poética do Vídeo Game: Um estudo do potencial estético dos jogos digitais casuais. Belo Horizonte: UFMG, 2015. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
JUUL, Jesper. Half-Real: Video games between real rules and fictional worlds. Cambridge: The MIT Press, 2005.
MURDOCK, Maureen. The heroine’s journey. Boulder, Colorado: Shambhala Publications, 1990. Kindle Edition.
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
RIBEIRO D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; 2017.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as Virtual Reality. Immersion and interactivity in literature and electronic media. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2001.
RYAN, Marie-Laure. Beyond Myth and Metaphor: The Case of Narrative in Digital Media. Game Studies. Vol 1, N 1, jul. 2001. Disponível em <http://gamestudies.org/0101/ryan/> Acesso em dezembro de 2015.
VOGLER, C. A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. São Paulo: Aleph, 2015
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sabrina Ramos Gomes, Wagner Moreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.