Interações sensíveis e inteligíveis em uma plataforma de aprendizagem digital: uma abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e84253Palavras-chave:
Plataforma Educacional de Ensino, Sociossemiótica, Interação, Eric LandowskiResumo
As plataformas educacionais de ensino proporcionam acesso ao conhecimento formal e, ao mesmo tempo, a uma diversificação nos temas e nos modos de aprendizado, uma vez que poderá se valer de variados mecanismos que considerar pertinente em um único espaço digital. Este trabalho tem por objetivo examinar a plataforma Me Salva! a partir do quadro teórico e metodológico da semiótica de linha francesa. Em especial, este trabalho recorre ao regime de interações e sentidos elaborado por Eric Landowski como ponto de partida para análise da plataforma, tomando como ponto de vista o sujeito-estudante. Dividimos nossa análise em dois grandes blocos: um referente à dimensão inteligível da significação e outro referente à dimensão sensível do sentido. Constatou-se que, no discurso da plataforma, predomina a realização de interações programadas, na medida em que há toda uma automatização necessária para que o sujeito-estudante possa acessar o conteúdo da plataforma. Contudo, há também outras possibilidades interacionais na mesma plataforma, como a manipulação que a marca realiza para que se compre pacotes, assim como uma relação de ajustamento, em uma dimensão mais sensível dessa relação plataforma e sujeito-estudante. Pudemos, assim, observar como o sujeito-estudante, na plataforma, tem ao menos dois grandes caminhos a trilhar em sua relação com o plano de expressão da plataforma. Esperamos que os postulados teóricos mais recentes da semiótica possam contribuir com a discussão sobre metodologia e modos de interagir com o intuito de otimizar o desempenho dos alunos.
Referências
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (org.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional, 2005. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acesso em: 05 mar. 2018.
DADOS, estatísticas e projeções sobre a internet no brasil. To be Guarany [on-line], s/d. Disponível em: http://tobeguarany.com/internet-no-brasil. Acesso em: 12 mar. 2018.
FECHINE, Yvana. Uma proposta de abordagem do sensível na TV. XV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2006, Bauru (SP). Anais do XV COMPÓS. Bauru (SP): UNESP, 2006. v. 15. Disponível em: http://www.unicap.br/gtpsmid/pdf06/yvana-fechine.pdf. Acesso em: 15 mar. 2018.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Espaço das Letras e Cores, 2014a.
LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia. São Paulo, n. 27, p. 10-20, jun. 2014b, Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641253002. Acesso em: 10 mar. 2018.
LANDOWSKI, Eric. Entre Comunicação e Semiótica, a interação. Parágrafo. São Paulo, jul./dez. 2016, v. 4, n. 2. Disponível em: http://www.pucsp.br/cps/downloads/489-1532-1-pb.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
ME SALVA. Quem somos. 2017. Disponível em: https://www.mesalva.com. Acesso em: 28 abr. 2016.
ME SALVA. Página inicial. 2017. Disponível em: https://blog.mesalva.com/muraldosaprovados. Acesso em: 28 abr. 2016.
ME SALVA. Depoimentos Estudantes ENEM 2016. YouTube, 7 mar. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EDvM2tcLrpc. Acesso em: 30 abr. 2016.
NÓR, Bárbara. Cursos EAD estão crescendo no Brasil. Você S/A [online]. São Paulo, 1 fev. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/cursos-ead-estao-crescendo-no-brasil/. Acesso em: 10 mai. 2018.
OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Interação nas mídias. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia; PRIMO, Alex; RONSINI, Veneza; NASCIMENTO, Geraldo Carlos (org.). Comunicação e Interações. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Por uma semiótica do vivido: entrevista com o sociossemioticista Eric Landowski. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 1, 2014, p. 345-361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/7129. Acesso em: 20 mar. 2018.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da; SILVA, Naiane Vieira dos Reis. Diálogos virtuais e regimes de sentido: análise semiótica de chats em contexto do ensino. In: TEIXEIRA, Lucia; CARMO JR., José Roberto do. Linguagens na Cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandre Marcelo Bueno, Alessandro Itokazu Vasconcellos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.