Interações sensíveis e inteligíveis em uma plataforma de aprendizagem digital: uma abordagem semiótica

Autores

  • Alexandre Marcelo Bueno Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandro Itokazu Vasconcellos Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e84253

Palavras-chave:

Plataforma Educacional de Ensino, Sociossemiótica, Interação, Eric Landowski

Resumo

As plataformas educacionais de ensino proporcionam acesso ao conhecimento formal e, ao mesmo tempo, a uma diversificação nos temas e nos modos de aprendizado, uma vez que poderá se valer de variados mecanismos que considerar pertinente em um único espaço digital. Este trabalho tem por objetivo examinar a plataforma Me Salva! a partir do quadro teórico e metodológico da semiótica de linha francesa. Em especial, este trabalho recorre ao regime de interações e sentidos elaborado por Eric Landowski como ponto de partida para análise da plataforma, tomando como ponto de vista o sujeito-estudante. Dividimos nossa análise em dois grandes blocos: um referente à dimensão inteligível da significação e outro referente à dimensão sensível do sentido. Constatou-se que, no discurso da plataforma, predomina a realização de interações programadas, na medida em que há toda uma automatização necessária para que o sujeito-estudante possa acessar o conteúdo da plataforma. Contudo, há também outras possibilidades interacionais na mesma plataforma, como a manipulação que a marca realiza para que se compre pacotes, assim como uma relação de ajustamento, em uma dimensão mais sensível dessa relação plataforma e sujeito-estudante. Pudemos, assim, observar como o sujeito-estudante, na plataforma, tem ao menos dois grandes caminhos a trilhar em sua relação com o plano de expressão da plataforma.  Esperamos que os postulados teóricos mais recentes da semiótica possam contribuir com a discussão sobre metodologia e modos de interagir com o intuito de otimizar o desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Alexandre Marcelo Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Linguística/Português pela Universidade de São Paulo (2002). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP, onde também fez seu Doutorado (2011). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand entre os anos de 2009-2010. Em 2012, foi professor visitante da Universidade Nacional de Timor-Leste. Fez estágio de pós-doutorado no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) entre os anos de 2013-2016. Realizou pós-doutorado no Programa de Mestrado em Linguística da Unifran no ano de 2017. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) (2017-2019) e colaborador (2020). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É coordenador do Grupo de Trabalho de Semiótica da ANPOLL (2022-2024). É coordenador da área de Semiótica da Abralin (desde 2021). Tem experiência na área de Linguística e de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: lusofonia, globalização, movimentos políticos e sociais, redes sociais, língua portuguesa em contexto multicultural, imigração, intolerância e preconceito linguísticos. Em termos teóricos, trabalha com a semiótica de linha francesa, em especial a sociossemiótica e a etnossemiótica.

Alessandro Itokazu Vasconcellos, Universidade de Franca

Inicialmente, ingressou na área jurídica, fazendo o curso de Direito pela pela Faculdade de Direito de Franca (FDF). Posteriormente, dedicou-se à área educacional, graduando-se em Letras-inglês pela Universidade Paulista (UNIP). Em seguida, terminou o curso de Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), pós-graduando-se em Psicopedagogia pela rede de faculdades Futura (FAVENI) e recentemente finalizou o curso de Mestrado em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Obteve aprovação nos últimos concursos públicos do estado de São Paulo e Minas Gerais, sendo neste, classificando-se na primeira colocação, realizado em 2018, referente à Secretaria Estadual de Educação ( SEE/MG ), tendo como subsede a região de Uberaba-M.G. Almeja dar continuidade nos estudos pretendendo ingressar no curso de Doutorado no ano de 2019, assim como concursos públicos junto aos Institutos Federais e às Superintendências de Ensino.

Referências

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (org.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional, 2005. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acesso em: 05 mar. 2018.

DADOS, estatísticas e projeções sobre a internet no brasil. To be Guarany [on-line], s/d. Disponível em: http://tobeguarany.com/internet-no-brasil. Acesso em: 12 mar. 2018.

FECHINE, Yvana. Uma proposta de abordagem do sensível na TV. XV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2006, Bauru (SP). Anais do XV COMPÓS. Bauru (SP): UNESP, 2006. v. 15. Disponível em: http://www.unicap.br/gtpsmid/pdf06/yvana-fechine.pdf. Acesso em: 15 mar. 2018.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. São Paulo: Espaço das Letras e Cores, 2014a.

LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia. São Paulo, n. 27, p. 10-20, jun. 2014b, Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399641253002. Acesso em: 10 mar. 2018.

LANDOWSKI, Eric. Entre Comunicação e Semiótica, a interação. Parágrafo. São Paulo, jul./dez. 2016, v. 4, n. 2. Disponível em: http://www.pucsp.br/cps/downloads/489-1532-1-pb.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

ME SALVA. Quem somos. 2017. Disponível em: https://www.mesalva.com. Acesso em: 28 abr. 2016.

ME SALVA. Página inicial. 2017. Disponível em: https://blog.mesalva.com/muraldosaprovados. Acesso em: 28 abr. 2016.

ME SALVA. Depoimentos Estudantes ENEM 2016. YouTube, 7 mar. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EDvM2tcLrpc. Acesso em: 30 abr. 2016.

NÓR, Bárbara. Cursos EAD estão crescendo no Brasil. Você S/A [online]. São Paulo, 1 fev. 2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/cursos-ead-estao-crescendo-no-brasil/. Acesso em: 10 mai. 2018.

OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Interação nas mídias. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia; PRIMO, Alex; RONSINI, Veneza; NASCIMENTO, Geraldo Carlos (org.). Comunicação e Interações. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Por uma semiótica do vivido: entrevista com o sociossemioticista Eric Landowski. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 1, 2014, p. 345-361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/7129. Acesso em: 20 mar. 2018.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; SILVA, Naiane Vieira dos Reis. Diálogos virtuais e regimes de sentido: análise semiótica de chats em contexto do ensino. In: TEIXEIRA, Lucia; CARMO JR., José Roberto do. Linguagens na Cibercultura. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

Downloads

Publicado

2022-11-09