Interações sensíveis e inteligíveis em uma plataforma de aprendizagem digital: uma abordagem semiótica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e84253Palavras-chave:
Plataforma Educacional de Ensino, Sociossemiótica, Interação, Eric LandowskiResumo
As plataformas educacionais de ensino proporcionam acesso ao conhecimento formal e, ao mesmo tempo, a uma diversificação nos temas e nos modos de aprendizado, uma vez que poderá se valer de variados mecanismos que considerar pertinente em um único espaço digital. Este trabalho tem por objetivo examinar a plataforma Me Salva! a partir do quadro teórico e metodológico da semiótica de linha francesa. Em especial, este trabalho recorre ao regime de interações e sentidos elaborado por Eric Landowski como ponto de partida para análise da plataforma, tomando como ponto de vista o sujeito-estudante. Dividimos nossa análise em dois grandes blocos: um referente à dimensão inteligível da significação e outro referente à dimensão sensível do sentido. Constatou-se que, no discurso da plataforma, predomina a realização de interações programadas, na medida em que há toda uma automatização necessária para que o sujeito-estudante possa acessar o conteúdo da plataforma. Contudo, há também outras possibilidades interacionais na mesma plataforma, como a manipulação que a marca realiza para que se compre pacotes, assim como uma relação de ajustamento, em uma dimensão mais sensível dessa relação plataforma e sujeito-estudante. Pudemos, assim, observar como o sujeito-estudante, na plataforma, tem ao menos dois grandes caminhos a trilhar em sua relação com o plano de expressão da plataforma. Esperamos que os postulados teóricos mais recentes da semiótica possam contribuir com a discussão sobre metodologia e modos de interagir com o intuito de otimizar o desempenho dos alunos.
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